Selton Mello – Pipoca de Cinema

“Nos dias cínicos atuais, o radical é fazer um filme cheio de ternura e candura” Selton Mello

Já ouviu falar do termo “arroz de festa”? Para os que não ouviram falar a definição encontra-se no final deste artigo, mas o importante hoje é o nosso “Pipoca de Cinema” esse meu novo termo designar Selton Figueiredo Melo, o ator é destaque nas novas produções cinematográficas nacionais.
Para vocês terem idéia, quando penso em filmes nacionais recentes temos uma boa participação dele em uma gama considerável (isso levando em conta que o cinema nacional ainda esta na fase de re-elevação). Vamos pensar juntos, nos último 3 anos os filmes nacionais de mais destaques foram: Tropa de Elite (2007), O Primo Basílio (2007), Cidade dos Homens (2007), Meu Nome Não É Johnny (2008), Os Desafinados (2008), A Mulher Invisível (2009), Se Eu Fosse Você 2 (2009), Jean Charles (2009), Divã (2009) e Chico Xavier (2010), deixo de lado alguns outros, e limito em apenas três anos, mas o resultado é significativo, dos 10 filmes citados, Selton Mello participou de 4, uma média considerável (os filmes em que ele participou estão em verde), nenhum outro ator brasileiro – trabalhando no Brasil (ou seja não conto Rodrigo Santoro e Alice Braga) - teve tanta participações no mesmo período.
Nascido aos 30 de dezembro de 1979 em Passos no estado de Minas Gerais e veio para São Paulo com a família ainda criança. É filho de Dalton Natal Mello e de Selva Aretusa de Figueiredo Mello e tem como irmão mais velho Danton Mello.
Seu primeiro trabalho foi na TV numa novela da Rede Globo, Marron Glace, de 1979, quando então o ator tinha 7 anos. Desde então participou de 30 produções para televisão (sendo que uma - A Cura - ainda vai estréia em 10 de agosto de 2010 na TV Globo). Embora suas participações em novelas e series na televisão tenha sido em grande parte na Rede Globo, já passou pela Rede Bandeirantes e Rede Manchete.
No teatro sua participação é menos expressiva com 4 peças (O Sete Trabalhos de Hércules, Zero de Conduta, A Dama e o Vagabundo e Esperando Godot).
Como dublador já fez 14 trabalhos, listados abaixo
  • Charlie Brown (versão Herbert Richers)
  • Ralph Macchio em Karate Kid 2 e 3
  • Brandon 'Brand' Walsh em Goonies
  • Kiefer Sutherland em Linha Mortal
  • Asnésio em Duck Tales
  • River Phoenix em Indiana Jones e a Última Cruzada
  • Jones em Loucademia de Polícia
  • Teddy Ruxpin
  • David em Dinosaucers
  • Kusco em A Nova Onda do Imperador
  • Gato em Sete Vidas
  • Kenai em Irmão Urso
  • Lutas (Animação Brasileira com lançamento previsto para 2010)
Foi diretor dos filmes Quando o Tempo Cair, Feliz Natal e Esconderijo, também dirigiu três clipes da banda Ira!.
É apresentador do programa Tarja Preta, desde 2004 no Canal Brasil, onde entrevista profissionais do cinema e de cultura (será que um dia estaremos no programa dele???!!).
Seus trabalhos (como ator) no cinema já somam 27 produções e suas personagens possuem características bem marcantes, como uma sendo uma extensão do ator, em outras palavras, quando você ver uma personagem interpretada pelo Selton Mello você rapidamente se adapta pois todos os seus personagens parecem ser a mesma pessoa em situações e vidas distintas, essa forma de interpretação é ótima e ao mesmo tempo é perigosa, caricaturar um ator pode lhe reder papeis sempre parecidos o que deixa os telespectadores entediados e podem fazer com que grandes produtoras não aceitem o ator para determinado papel por achá-lo improprio para a personagem, porém ótimos atores (e devo reconhecer é o caso do Selton Mello) conseguem fazer qualquer tipo de papel do drama a comédia mesmo sendo caricatos, é o caso por exemplo de  Jim Carrey, Adam Sandler, Tom Cruise, Jackie Chan entre outros. Esses atores fazem grandes interpretações e salvo em poucos filmes parecem sempre o mesmo personagem em momentos diferentes, e mesmo assim fazem grandes produções, e esse meus amigos é o caso de Selton Mello, um ótimo ator de cinema, e digá-se um dos poucos atores de cinema que o Brasil tem, os demais são atores de telenovela e teatro que se aventuram no cinema, alguns dão certo como Gloria Pires e Tony Ramos (mas infelizmente sucesso em apenas uma franquia – Se eu fosse você). E existem outros que fazem sucesso no cinema e já são exportados.

Lista de Cinema
Ano
Filme
1990
Uma Escola Atrapalhada
1993
Lamarca
1995
Flora
1995
Razão Pra Crê
1996
Guerra de Canudos
1996
2000
2001
Lavoura Arcaica
2001
2003
2004
2004
2004
Nina
2006
2006
2007
2007
Os Penetras
2008
2008
2008
2008
2009
Reflexões de um Liquidificador
2009
Reis e Ratos
2009
2009
2010
2010

Essa é nossa homenagem do mês.

Alguns trailers estão disponíveis clicando no nome do filme (redirecionados ao youtube)

Ah, o termo “arroz de festa” é aquela pessoa que está presente em todas as festas, aniversários e acontecimentos sociais. A origem dessa expressão talvez advenha do costume de se jogar arroz em recém casado. Dessa forma tomamos a liberdade de alterar o termo para “pipoca de cinema” afinal cinema não tem arroz mas tem pipoca. Ah, “arroz de festa” também é o nome de um doce português que nunca faltou nas festas das famílias tradicionais de Portugal.

Obrigado por ler e até a próxima. clip_image002

2 comentários:

  1. Onde que está o artigo sobre o "Esquadrão Classe A"?
    Eu assisti semana passada e, embora eu tenha gostado achei muito "forçadas" algumas cenas (como por exemplo a do counteiner que boia após cair no mar, sustentado por (pasme) cerca de uma ou duas dúzias de air bags, no máximo!! entre outras).
    Qero saber sua opinião sobre este filme e se tem algum lugar aqi onde eu possa economizar dinheiro.. tipo, rs onde vc assiste o filme primeiro e depois comenta pra eu saber se compensa ou não gastar dinheiro com ele no cinema!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Cesar o artigo sobre o "Esquadrão Classe A" esta aqui:
    http://www.guiacinematografico.com/2010/06/momento-coincidencia-plano-b-e.html
    O filme foi feito pra ganhar dinheiro, mas vale pra se divertir sem pensar muito. Qq dia posto uma pagina com os links que uso pra assistir filmes primeiro, mas gosto mesmo é de ver na telona.
    Abraçosss

    ResponderExcluir

Guia Cinematográfico