TRON: Um legado de 28 anos

“E dentro de você existe o bem e o mal, e a escolha certa” Bem ou Mal, Nx Zero
tron_1982_movie_postertron_legacy_movie_poster_final

Tudo começou em 1982 quando a Disney lançou o filme TRON. Foi um dos primeiros filmes a utilizar efeitos de computação gráfica, virou uma sensação no começo dos anos 80. A película é uma obra de Steven Lisberger,  que escreveu e dirigiu a mega produção (também é produtor e roteirista do novo filme). Considerando o sucesso que é esse filme (e o jogo que foi derivado dele – principalmente da corrida de motos) e a grande gama de fãs decidimos falar um pouco das duas produções.

Sinopse de TRON

Ini

Kevin Flynn (Jeff Bridges) é um jovem engenheiro de Softwares que trabalha para uma grande corporação chamada ENCOM. Ele fica horas desenvolvendo novas idéias para videogames com o objetivo de fundar sua própria companhia, mas seus projetos são encontrados e roubados por outro funcionário, Ed Dillinger (David Warner), que os apresenta como seus e é promovido a Vice-Presidente, enquanto Flynn é demitido e forçado a abrir um Arcade para continuar a trabalhar.

Kevin decide invadir o servidor da ENCOM usando um programa chamado CLU para encontrar provas da fraude de Dillinger. Porém, CLU é detectado e destruído pelo Programa de Controle Mestre (MCP), um programa de computador criado por Dillinger para proteger os sistemas da ENCOM. O código de acesso usado por Flynn é desativado pelo MCP, o que também desativa o código de acesso de outro funcionário da empresa, Alan Bradley (Bruce Boxleitner), que confronta Dillinger e revela que criou um programa chamado Tron para monitorar o MCP. Após Bradley ir embora, o MCP confronta Dillinger e revela que planeja invadir os servidores do Pentágono e conquistar o mundo, já que está mais apto a fazê-lo do que os humanos. Dillinger é forçado a ajudá-lo.

Bradley e sua namorada, a Dra. Lora Baines (Cindy Morgan) descobrem que Flynn foi o Hacker que tentou invadir os servidores da ENCOM e vão avisá-lo que ele foi detectado. Os três decidem invadir o prédio da ENCOM e usar o código de acesso do laboratório de Lora, que vinha trabalhando em um Laser que poderia digitalizar objetos do mundo real e materializá-los no mundo digital, para encontrar as formas que Flynn precisa.

Flynn é detectado pelo MCP, que usa o Laser para digitálizá-lo e transportá-lo para o mundo virtual, onde ele conhece outros programas, cujas aparências lembram às de seus criadores, os Usuários. Flynn e um programa chamado Ram são levados até o programa de Dillinger, Sark, que diz que eles devem aceitar o MCP como seu novo mestre ou competirem até a morte em jogos de gladiadores. Flynn recusa-se a servir ao MCP e é forçado a participar de uma corrida com Lightcycles. Durante a partida, ele conhece o programa de Bradley, Tron.

Os três tentam fugir, mas são perseguidos pelos soldados de Sark, que matam Ram e separam Flynn e Tron. Tron entra em contato com Bradley e Lora e, com a ajuda deles e do programa de Lora, Yori, é direcionado para o local onde reside a programação do MCP e onde ele pode ser destruído. Flynn, que, por não ser um programa e sim um Usuário, possui superpoderes no mundo virtual, junta-se a ele e os três atacam o MCP, que transfere sua programação para Sark, que ataca o trio.

Após um longo confronto, Flynn consegue atrasar Sark/MCP por tempo suficiente para que Tron destrua a programação original, destruindo Sark/MCP, libertando o servidor da ENCOM e impedindo que o MCP assume o controle do arsenal nuclear do Pentágono.

Flynn despede-se de Tron e Yori e retorna para o mundo real com evidências da fraude de Dillinger, que é preso. Flynn então torna-se o novo Vice-Presidente da companhia, enquanto Bradley e Lori se casam.

 

Sinopse de TRON Legacy

CLU

Kevin Flynn (Jeff Bridges) é um gênio da informática que, um dia, desapareceu sem deixar vestígios. Seu filho Sam (Owen Best), na época com sete anos, é criado pelos avós e a empresa de Flynn, a Encom, é gerenciada pelos demais acionistas. Já com 27 anos, Sam não quer assumir o controle da empresa e prefere boicotá-la uma vez por ano. Um dia o braço direito de seu pai, Alan Bradley (Bruce Boxleitner), recebe um bipe, o que faz com que Sam vá até o local onde Kevin tinha uma série de consoles de videogame. Lá Sam encontra uma passagem secreta, que o leva a uma câmara onde está o último trabalho de seu pai. Sam o aciona e é levado a outro mundo, tecnológico, habitado por programas de computação.

 

Trailer de TRON e TRON Legacy

Motos 1

Motos

 

OST

casal 1

Casal 2

 

Nossa opinião

Minha intenção hoje é falar não de TRON propriamente dito mas de TRON: O Legado. Para começar devo citar que o filme em si é bem frenético (no inicio), mas o ponto principal é a grande (gigante) alusão a criação do mundo digital a criação do universo por Deus, devo salientar que o próprio Flynn é considerando um tipo de Deus, sempre tendo uma chance de ser chamado do criador, já CLU pode ser Lúcifer, uma criação do próprio Deus que se revoltou com seu criador por que acreditava que deveria criar uma mundo perfeito sem defeitos, esse é um ponto no filme, outro ponto é o personagem TRON (Bruce Boxleitner – que também faz o papel de Alan Bradley), o coitado só leva o nome do filme por que não chega nem a ser um personagem secundário, mas é um personagem importante para o filme Smiley pensativo. Quanto ao jovem Sam, ele é literalmente a alma do filme junto com Quorra (Olivia Wilde), suas decisões no mundo virtual marcaram o destino de Flynn, CLU, Quorra, TRON e claro todo o mundo virtual. Para completar o novo filme é distribuido em 3D, mas essa não é a maior novidade do mundo, o destaque mesmo fica para  Jeff Bridges, que faz o papel de vilão e herói, no caso o destaque é o vilão Clu que é o Bridges com o rosto de 1982, tudo graças aos já famosos efeitos especiais, que para fazer o “milagre” utilizou o método de captura de movimento para deixar o ator com 28 anos a menos.
Ah só uma curiosidade no inicio do filme no quarto de Sam podemos ver o cartaz do filme TRON de 1982, tudo bem é uma continuação do mesmo filme mas, oras é uma Licença Poética do autor Smiley piscando

Flynn-Clu-Tron-Legacy-Wallpapertron
Fonte: Wikipedia, Adoro Cinema

Abraços a todos.

Obrigado por ler.
GC & RL.minicartelera

0 comentários:

Postar um comentário

Guia Cinematográfico