O Filme Mais Longo da História do Cinema

"Abençoados os que têm sono, pois não tardarão em dormir."(Friedrich Nietzsche)insonia

Qual o filme mais longo da história do cinema? Acha que foi TITANIC (1994 – 194 minutos), talvez  KING KONG (2005 – 187 minutos) ou quem sabe se juntar os três O SENHOR DOS ANEIS (a trilogia que durou de 2001 a 2003 com um total de 558 minutos). Bem nem colocando O SENHOR DOS ANEIS e nem se unir os três filmes de DE VOLTA AO FUTURO (342 minutos ao todo). O título de filmes mais longo da história do cinema é da película A CURA PARA INSONIA (The Cure for Insomnia) de 1987.

A cura para insônia é um paradoxo ao nome, já que possui assustadores 5.220 minutos, isto é, 87 horas (três dias e 15 horas). Não impressionou? Então vamos a comparação, quando for exibido o último filme da série Harry Potter (Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 - Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2) os oito títulos juntos irão formar uma super série com um total aproximado de 1.191 minutos (não chega nem a 24 horas). A cura para insônia é um único filme (não é divido em séries) por isso é absolutamente um filme longo, obviamente não tem como ver em um único dia e mais obvio ainda deve ser tão chato que cura qualquer insônia, ou seja cumpre o que o título diz.

Escrito e dirigido por John Henry Timmis IV. Esse filme foi desenvolvido como parte de um programa experimental, na tentativa de “reprogramar” o relógio biológico dos insones para que eles pudessem voltar a dormir. A Cura Para a Insônia, foi exibido pela primeira vez, na íntegra (nossa!!!), no Instituto de Arte de Chicago, nos Estados Unidos, em 1987. A sessão começou no dia 31 de janeiro e só terminou no dia 3 de fevereiro. Para piorar, o filme não tem roteiro!

O ator principal é o poeta americano L.D. Groban, que aparece em cena lendo um poema épico de sua autoria com mais de 4 mil páginas (haja paciência e INSONIA)! À leitura da obra literária misturam-se cenas de arquivo com os mais variados temas, de videoclipes, heavy metal, cenas de sexo explícito (para não deixar ninguém dormindo no ponto). Quem teve saco a experiência interessante de ver essa maravilha cinematográfica, garante que existe momentos engraçado e de grande inteligência literária, artística, poética e cinematográfica, contudo é um tédio ver um filme durante todo esse tempo, até por que tem que pausar, dormir um pouco, ir no banheiro, comer e beber algo essas coisas.

Adendo nº 1: Em 1970, outro filme ficou famoso: The Longest Most Meaningless Movie in the World ("O Filme Mais Longo e Mais Sem Sentido do Mundo"). Exibido em algumas poucas salas de cinema na Inglaterra, ele também usava cenas de arquivo e durava 48 horas.

Adendo nº 2: Berlin Alexanderplatz, uma película alemã de 1980, conhecido como “15 horas e meia” (o apelido é devido os seus 931 minutos de duração). Foi exibido nos cinemas, inclusive no Brasil e depois dividido como minissérie de televisão. tem no elenco vários atores alemães conhecidos, como Hanna Schygulla e Barbara Sukowa. é um painel da Alemanha dos anos 20, visto pelos olhos de um malandro -Günther Lamprecht -, que acabara de sair da prisão, por ter matado a namorada, quando estava bêbado. tido por vários críticos como o melhor filme de Fassbinder. E é o único dos três citados que tem um roteiro.

Adendo nº 3: Na próxima semana irei postar (se assim for permitido) um TOP 5 com os filmes mais longos produzidos por Hollywood.

 

Referências: Guinness World Records, Wikipédia, Filmow, Lista de 10, Mundo Estranho

Abraços a todos.

Obrigado por ler.
GC & RL.minicartelera

0 comentários:

Postar um comentário

Guia Cinematográfico