AKIRA (アキラ)

"O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute." Provérbio Japonêsakira
Hoje vamos falar de um filme japonês de nome Akira (nada de associação com Akira Toriyama). Esse é o filme de animação japonês de maior sucesso, ou seja não podemos comparar com Godzilla ou coisa do genero. A obra-prima do japonês Katsuhiro Otomo foi uma revolução no final dos anos 80’.

Sinopse

A história desenrola-se em Neo-Tóquio, uma cidade de Tóquio reconstruída (sobre o que é hoje a Baía de Tóquio) depois de ter sido destruída na III Guerra Mundial. Segundo vem depois a constar, a III Guerra Mundial foi (supostamente) iniciada pelo crescimento incontrolável de poderes sobrenaturais de uma criança chamada Akira, que foi registrado num programa governamental secreto de pesquisa. No tempo real do enredo, 30 anos depois da III Guerra Mundial, uma gang de motoqueiros liderados por Kaneda é envolvido numa luta com a gang rival, quando o membro mais novo do gang de Kaneda, Tetsuo, colide numa auto-estrada com uma criança misteriosa que havia escapado do programa de investigação psíquica secreta do governo. Tetsuo é depois levado pelos responsáveis deste programa governamental juntamente com a criança, e é sujeito às mais diversas experiências. O incidente com a criança misteriosa bem como os testes realizados acordaram os poderes latentes de Tetsuo, com desastrosas consequências tanto a nível pessoal, bem como conflitos interpessoais com os seus amigos, e a nível mais amplo, uma vez que Neo-Tóquio é novamente ameaçada por outro incidente.
Akira, gira em torno da ideia básica de indivíduos com poderes sobre-humanos, em particular as capacidades psicocinéticas, mas grande parte da história não se concentra apenas nestas capacidades, mas sobretudo nas pessoas envolvidas, problemas sociais e políticos. O comentário social não é particularmente profundo ou filosófico, mas sobretudo um olhar crítico sobre a alienação da juventude, a ineficiência e corrupção do governo, e um sistema militarizado, desagradado com os compromissos da sociedade moderna.
No manga, Akira é um personagem que surge apenas no segundo volume, enquanto que no filme, Akira foi dissecado para pesquisa e os seus restos mortais permanecem armazenados em crio conservação por baixo do Estádio Olímpico de Tóquio. Esta mudança tem um efeito dramático sobre a história. No manga, Akira e Tetsuo aliam-se e depois Akira destrói Neo-Tóquio. O manga tem muitas diferenças em relação ao filme, mas o resultado é o mesmo em ambos.

 

Elenco

Não é bem um elenco, mas sim Personagens do desenho.
  • Shotaro Kaneda (Kaneda Shōtarō) — O protagonista. Kaneda é um punk que modificou a sua moto para as suas próprias características. Kaneda é igualmente o líder de uma gang de motos. Com o objectivo de salvar Kei, ele junta-se a um grupo de guerrilha antigovernamental que tenta encontrar o misterioso Akira.
  • Tetsuo Shima (Shima Tetsuo) — É o melhor amigo de Kaneda desde a escola primária. Sua relação com Kaneda é uma mistura de admiração com inveja. Tetsuo gostaria de um dia liderar a gangue. Depois de um acidente traumático ele transforma-se no arquiinimigo de Kaneda.
  • Kei conhecida como Kay — É uma mulher que Kaneda conhece no seu percurso para encontrar Tetsuo. Ela é um membro de uma organização antigovernamental na qual Ryo e Nezu estão envolvidos.
  • Masaru, Kiyoko and Takashi — Os três "números", Takashi é o causador de todo do início do enredo. Kiyoko é o Número 25, Takashi é o Número 26, e Masaru é o Número 27.
  • Akira — O mais poderoso dentre as crianças psíquicas. Ele foi o causador da III Guerra Mundial. Ele é o Número 28.
  • Nezu — É um infiltrado no Governo. Ele é o responsável pelo rapto de Takashi, no entanto ele não rapta pessoalmente Takashi.
  • Kai — É um membro da gang "capsules", que costuma seguir Kaneda sem se envolver demansiadamente com o que quer que seja.
  • Coronel — É o diretor do projeto Akira.

 

Ficha Técnica

Ano: 1988 Gênero: Animação, Ficção Científica, Ação Duração: 124 minutos Origem: Japão Direção: Katsuhiro Otomo Idioma: Japonês Roteiro: Katsuhiro Otomo

 

Trailer

Imagens

akira akira1 akira-5 akira12 akira0119

OST

Lista da trilha sonora

"Akira: Original Soundtrack" foi gravado por Geinō Yamashirogumi (芸能山城組).
Primeiro OST
  • "Kaneda" – 3:10
  • "Battle Against Clown" – 3:36
  • "Winds Over Neo-Tokyo" – 2:48
  • "Tetsuo" – 10:18
  • "Doll's Polyphony" – 2:55
  • "Shohmyoh" – 10:10
  • "Mutation" – 4:50
  • "Exodus From the Underground Fortress" – 3:18
  • "Illusion" – 13:56
  • "Requiem" – 14:25
Segundo OST
  • "Kaneda" – 9:57
  • "Tetsuo 1" – 12:37
  • "Tetsuo 2" – 12:33
  • "Akira" – 7:56

Um pouco Mais

Akira vai ganhar uma edição especial em Blu-ray, ou seja teremos a oportunidade de ver essa super produção nipônica em alta resolução, melhor que isso só se fosse relaçado no cinema em uma versão 3D. As vozes principais na dublagem original são de Mitsuo Iwata e Nozomu Sasaki. Akira é o experimento nº 28, uma homenagem a Homem de Aço, de autoria de Mitsuteru Yokoyama (o mesmo de Robô Gigante), para quem não ligou o nome número ao filme vamos explicar: O 28 era o número do nome original do Homem de aço (Tetsujin nº 28). Obs.: Não estamos falando do Superman reeve-jako-superman-1maxjun14_anos60_02 O que mais Katsuhiro Otomo Produziu de sucesso?Bem a resposta é simples: MAIS NADA, pois é, o grande diretor, roteirista e desenhista de mangá e animes só tem uma grande obra que é Akira, nem mesmo o mangá homônimo teve recepção positiva pelo público e suas produções cinematográficas Metropolis (2001) e Steamboy (2004) foram um desastre. Infelizmente Otomo é um artista de uma obra só.
Essa é nossa homenagem ao mundo nipônico, afinal hoje é aniversário de Masashi Kishimoto (08/11/1974 - 36 anos), ele é o criador de Naruto (prefiro Dragon Ball)
bandeira_brasil_japao
Fonte: Wikipédia, Youtube, Revista Preview
 
Abraços a todos.
Obrigado por ler.

GC & RL.minicartelera

1 comentários:

  1. Akira é fodaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Melhor anime de todos os tempos.

    ResponderExcluir

Guia Cinematográfico