"Senhor, ensina-me a viver de modo a temer o túmulo tão pouco quanto minha cama." (Thomas Ken)
Hoje vamos falar de um clássico do cinema mundial, e não é um filme tipicamente hollywoodiana, para ser mais exato a película em questão é uma produção sueca do século e milênio passado, do final da década de 50’, ainda em preto e branco o filme tem como temática um drama.
Perto da morte (ou melhor de frente a ela) um cavaleiro das Cruzadas propõe uma disputa de xadrez ao ceifeiro e tentar assim indagar o sentido da vida e claro prolongar sua vida.
Perto da morte (ou melhor de frente a ela) um cavaleiro das Cruzadas propõe uma disputa de xadrez ao ceifeiro e tentar assim indagar o sentido da vida e claro prolongar sua vida.
SINOPse
O Sétimo Selo tem por tema fundamentalmente a questão do medo da morte; um cavaleiro que volta da Cruzada da Fé para encontrar em sua terra a peste e morte. Quando ele mesmo se depara com a personificação da morte, aceita-a como um visitante esperado, mas propõe-lhe uma negociação – numa disputa de xadrez - para que possa ganhar tempo e indagar sobre o sentido da vida e, conseqüentemente, o sentido da morte. Dessa forma, abre-se uma pausa no caminho da morte para vermos qual é o sentido da aflição que está sendo promovida e qual o caminho possível para fugir desse destino.O jogo de xadrez aparece talvez como uma alegoria da busca do cavaleiro a um entendimento da vida através da racionalidade que, ao final do filme, fica evidente que não seria possível, assim como, o cavaleiro mesmo percebe, não seria possível vencer a Morte.
No mundo medieval tudo era entendido através da religião, então o sentido da indagação do cavaleiro é questionar a religiosidade, incluindo o papel de Deus e do Diabo na vida humana. No filme, todos os aspectos da religiosidade são questionados, porém nunca é dada nenhuma resposta sobre sua veracidade. Nem Deus nem o Diabo se manifestam para o cavaleiro ou durante todo o filme, porém homens aparecem pregando, teatralizando e punindo em nome do sagrado. O personagem que sempre aparece para falar em nome de Deus é o homem que roubava jóias dos mortos e que encabeça a procissão de flagelados, também foi aquele que convenceu o cavaleiro a partir para a cruzada, dez anos antes. Dessa forma, vemos como o sagrado é mudo neste filme; tanto Deus como o Diabo apenas existem na voz dos charlatães, em nome de uma igreja decadente - porque não consegue explicar a peste - e como formas de opressão.
Elenco
Ficha técnica
Ano: 1956Gênero: Drama
Duração: 96 min
Origem: Suécia
Direção: Ingmar Bergman
Idioma: Sueco
Roteiro: Ingmar Bergman
Trailer
Imagens
OST
Tema difícil de ser encontrado, uma vez que não tem muito material disponível na internet. Sabemos que o filme teve 6 músicas, das quais 5 foram escritas pelo Diretor e Roteirista Ingmar Bergman. Conseguimos uma no YOUTUBE (Hästen Sitter I Trädet), estas e as outras são as descritas abaixo:
"HÅLLAS MELLAN RONA"
Music by Erik Nordgren
Lyrics by Ingmar Bergman
Sung by Gunnar Björnstrand
Music by Erik Nordgren
Lyrics by Ingmar Bergman
Sung by Gunnar Björnstrand
"DET SITTER EN DUVA"
Music by Erik Nordgren
Lyrics by Ingmar Bergman
Sung by Nils Poppe
Music by Erik Nordgren
Lyrics by Ingmar Bergman
Sung by Nils Poppe
"ÖDET ÄR EN RACKARE"
Music by Erik Nordgren
Lyrics by Ingmar Bergman
Sung by Gunnar Björnstrand
Music by Erik Nordgren
Lyrics by Ingmar Bergman
Sung by Gunnar Björnstrand
"HÄSTEN SITTER I TRÄDET"
Music by Erik Nordgren
Lyrics by Ingmar Bergman
Sung by Nils Poppe and Bibi Andersson
Music by Erik Nordgren
Lyrics by Ingmar Bergman
Sung by Nils Poppe and Bibi Andersson
"SKATS SÅNG"
Music by Erik Nordgren
Lyrics by Ingmar Bergman
Sung by Erik Strandmark
Music by Erik Nordgren
Lyrics by Ingmar Bergman
Sung by Erik Strandmark
"DIES IRÆ, DIES ILLA / VREDENS STORA DAG ÄR NÄRA"
Lyrics by Severin Cavallin
Lyrics by Severin Cavallin
Um pouco Mais
Ingmar Bergman baseou toda a iconografia do filme nos murais de uma igreja onde seu pai, um clérigo, costumava freqüentar e orar. Entre os mais de 50 filmes dirigidos por ele, este é um de seus favoritos.
O filme em questão também é uma referência ao capítulo 8 do Livro das Revelações.
Quem já viu o filme Bill e Ted: Dois loucos no tempo (Bill & Ted's Bogus Journey), com Alex Winter (Bill S. Preston) e Keanu Reeves (Ted Logan), pois bem neste filme temos uma cena que faz alusão ao clássico de 1956, tendo William Sadler no papel da morte. Vale conferir a cena clicando aqui. Só para complementar Reeves e Winter chegaram a declarar a possibilidade de um 3º Filme de Bill & Ted, será que rola mesmo? Mas em todo caso deixo-lhes com uma frase de William Sadler no filme: “Você pode ser um rei ou um cara de pequeno porte, mas mais cedo ou mais tarde vai dançar com a morte.”
O filme em questão também é uma referência ao capítulo 8 do Livro das Revelações.
Quem já viu o filme Bill e Ted: Dois loucos no tempo (Bill & Ted's Bogus Journey), com Alex Winter (Bill S. Preston) e Keanu Reeves (Ted Logan), pois bem neste filme temos uma cena que faz alusão ao clássico de 1956, tendo William Sadler no papel da morte. Vale conferir a cena clicando aqui. Só para complementar Reeves e Winter chegaram a declarar a possibilidade de um 3º Filme de Bill & Ted, será que rola mesmo? Mas em todo caso deixo-lhes com uma frase de William Sadler no filme: “Você pode ser um rei ou um cara de pequeno porte, mas mais cedo ou mais tarde vai dançar com a morte.”
Fonte: Wikipédia, Adoro Cinema, Youtube, IMDb
Abraços a todos.
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