Desenhos Animados (Animação)


Quem nunca ficou horas em frente a televisão assistindo um bom desenho animado? Mas ai você me perguntaria, o que Desenho Animado, tem haver com cinema? E eu respondo, simples, TUDO!
O Primeiro desenho animado foi realizado pelo Francês Émile Reynaud, no Musée Grévin,
em 28 de outubro de 1892, graças a sua criação denominada praxinoscópio (aparelho que projeta na tela imagens desenhadas sobre fitas transparentes). Contudo a primeira projeção oficial ocorreu em 17 de agosto de 1908 no Théâtre du Gymnase, em Paris, o filme chamava-se Fantasmagorie, e foi uma criação do diretor francês (sempre eles) Émile Courtet (ou Émile Cohl). Courtet, começou a espalhar sua técnica pelo Estados Unidos, em 1912, quando foi trabalhar numa cidade próxima a Nova York, nos estúdios franceses Éclair.
Para entender melhor, nessa época o cinema ainda era mudo, e não existia televisão (criada em 1923).
O desenho animado criou espaço nos labirintos dos cinemas, mesmo depois da criação da TV. Quando foi criada um aparelho de televisão era extremamente cara, e suas transmissões ainda dependiam de um modelo primitivo de sinais de recepção, uma vez que utilizavam torres de transmissões identificadas a usadas pelas emissoras de rádio. Para ter uma idéia do que era isso, a primeira grande transmissão de televisão foi os Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. E a coisa só começou a melhorar depois da criação dos satélites que permitiram transmissões em distancias absurdamente inimagináveis.
Devido a esses fatos os desenhos animados eram exibidos nos cinemas, e criava mais e mais adeptos ao longo dos anos. Um desses adeptos foi o americano Walter Elias Disney (05 de dezembro de 1901 – 15 de dezembro de 1966), que em 18 de novembro de 1928, criou, talvez o maior personagem de desenho do mundo, o Mickey Mouse.
É também de Walter Disney outros dois marcos históricos do cinema. O primeiro ocorreu com o filme Flores e Árvores (Flowers and Trees) de 1932, que é o primeiro desenho colorido, um filme feito com uma parceria entre a Disney e a empresa Technicolor, rendeu o primeiro Oscar de animação. O segundo marco foi em 1937, os estúdios Disney, lançou o filme Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Severn Dwarfs), o filme é considerado o primeiro longa-metragem da história (não só no gênero desenho, mas em sentido geral), possui 83 minutos, e durou três anos para ficar pronto.
No Brasil o primeiro desenho animado, foi o longa-metragem Sinfonia Amazônica, de 1953, criado por Anélio Lattini Filho (1924 – 1986). Lattini realizou a produção sozinho, o filme foi produzido em aproximadamente seis anos, possui mais de 500.00 desenhos, feitos a mão, que juntos totalizam 01 hora e 03 minutos de animação. É uma obra-prima brasileira e uma relíquia para o cinema nacional, que consumiu a vida de seu produtor. O filme nacional conta sete lendas amazônicas (lenda da noite, lenda da formação do Rio Amazonas, lenda do fogo, lenda da Caapora, lenda do Jabuti e da Onça, lenda da Iara e lenda do Arco-Íris), esse pot-pourri de lendas tem como fundo o índiozinho Curumi, que tem um boto como companheiro de aventuras.
A maior bilheteria de um desenho animado é O Rei Leão, que é de qual estúdio? Da Disney.... Ganhou dois Oscar (Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original, por Can You Feel the Love Tonight) e quatro Globo de Ouro (Melhor Filme – Comédia e Musical, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original). A história do filme dispensa apresentações. Mas o que poucos sabem é que a história é inspirada em eventos bíblicos de José e Moisés e na peça HAMLET, do grande dramaturgo William Shakespeare. Contudo, o filme possui muita semelhança com um desenho animado japonês, da década de 1960, chamado KIMBA, o Leão Branco. Sentiram a semelhança “Kimba” (personagem do desenho japonês), “Simba” (personagem do desenho americano), outras semelhanças estão em algumas cenas e argumentos. E por falar em argumentos os estúdios Disney afirmam que se trata de uma grande coincidência (coloca GRANDE nisso);
Toy Story, o primeiro desenho feito em computador, também é um filme, e também é da Disney, um trabalho conjunto com a Pixar (a maior empresa de animação por computador). O filme estreou em 22 de novembro de 1995 nos E.U.A. Não entrarei no contexto da história, afinal é bem conhecida pelo público em geral. A produção rendeu muito sucesso para a Disney e para Pixar. O filme ganhou uma continuação em 1999. Para quem gosta das histórias de Woody e Buzz, ai vai uma novidade, em 2010 estreia TOY STORY 3 (que será distribuído em duas versões a normal e a 3D).
Um fato importante e polêmico, em 01 de abril de 1996 (não é mentira) foi lançado o filme brasileiro Cassiopéia, o filme foi produzido 100% em CGI (computação gráfica), sem escaneamento exterior de imagens ou vetorização de modelos reais (rotoscópio) ou misturas com outras técnicas. Para criar Toy Story, a Pixar Studios criou os moldes para as cabeças dos personagens principais em argila, sendo posteriormente digitalizados com o Polhemus 3D. Bem é uma polemica e tanto, digna da invenção do avião, que segundo os americanos é criação dos irmãos Wilbur e Orville Wright, e segundo os brasileiros e franceses (que homologaram o primeiro vôo) o pai é o Alberto Santos Dumont. Brigas a parte vamos ao que interessa a história pouco conhecida de Cassiopéia, o filme conta a história do planeta Atenéia, localizado na constelação de Cassiopéia, que um dia é atacado por invasores do espaço que começam a sugar sua energia vital. Um sinal de socorro é enviado para o espaço e recebido por quatro heróis que viajam através da galáxia para salvar o planeta. Vale a pena conferir.
Hoje a maioria dos filme de animação são feitos em computação gráfica. A maior empresa no assunto é a PIXAR que produziu até então 10 filmes, e encontra-se produzindo outros 5 filmes. A empresa nasceu de uma divisão da Lucasfilm, a Graphics Group, liderada pelo Dr. Edwin Catmull. A empresa criou um softwares de computação gráfica e colaborou com a ILM (Industrial Light & Magic) nos efeitos visuais, principalmente nos filmes Star Trek II e Young Sherlock Holmes. Em 1986 a companhia foi comprada por Steve Jobs (o cara do Iphone, do Ipod, do Mac, e rival do Bill Gates). Depois de comprada a empresa passou a ser chamada de PIXAR, um pseudo-verbo em espanhol que significa algo perto de “fazer pixels”. Em 2004, a revista Total Film, considerou a decisão da Lucasfilm de vende a empresa, como a 6ª “decisão mais idiota na história do cinema”.
Outra forma de desenho animado é o trabalho feito com massinha. Que por sinal é trabalho e tanto. Para fazer essa animação, é preciso “tirar fotos” de cada ação dos personagens e depois uni-las numa sequência que dê ilusão de movimento. Um dia inteiro de trabalho rende em média 5 segundos de animação. O nome correto dessa animação é stop-motion (movimento parado – é um paradoxo), utilizada pela primeira vez no clássico The Humpty Dumpty Circus, um filminho de 1898, onde brinquedos de madeira articulados ganham vida. Temos nessa categoria de filmes os filmes A Fuga das Galinhas, a séria Wallace & Gromit e A Noiva Cadáver. Vou pedir apenas para atentar aos anos, o primeiro filme usando massinha foi em 1898 e o primeiro desenho animado foi em 1912, embora a técnica de massinha não deixe de ser uma animação não é considerado como um desenho animado, já que não usa desenhos, mas moldes de bonecos.
E da Terra do Sol Nascente (Japão) ficaram as produções conhecidas como Animes. Os japoneses possuem uma característica muito própria de desenho, como o uso de uma direção de arte ágil, enquadramentos ousados, muito movimento de cena e a abordagem de temas variados numa mesmo produção, bem como características físicas tais como olhos grandes. Em sua grande maioria os Animes possuem personagens bem-humorados. Os sentimentos também são expressados em sua maioria de forma exageradas. Alguns exemplos são:


  • Gota de água que aparece do lado do rosto do personagem representando constrangimento.


  • Dentes e chifres aparecendo repentinamente em personagens com raiva.
A História do Anime começa em 22 de outubro de 1958, com Hakujade (A Lenda da Serpente Branca) a primeira produção lançada em circuito comercial da Toei Animation. Logo depois veio Tetsuwan Ato (Astro Boy) – 1963 e Mahha Go Go Go (Speed Racer) – 1967, este se tornou o primeiro anime com grande projeção fora do Japão. Akira dentem o titulo de melhor anime Outros destaques são A princesa e o Cavaleiro, Fantomas, Cavaleiros do Zodiaco, Neon Genesis Evangelion e o clássico mais visto da história do Japão Dragon Ball, contudo não tiveram o mesmo sucesso no cinema como conseguiram na telinha.
Por fim, poderia passar horas falando das várias produções animadas, por isso, cito apenas algumas que devem ser assistidas pela ótima qualidade da história e da produção, são eles: HAPPY FEET, MADASGACAR, A ERA DO GELO, CARROS, OS INCRIVEIS, PLANETA DO TESOURO entre outras mil opções tem para todos os gostos e para todas as idades desde Livre até com classificação para maiores de 18...



Curiosidades



  1. Um aparelho de televisão na década de 1930 custava o equivalente aos atuais US$ 7.000,00 (sete mil dólares).


  2. O primeiro satélite artificial (os naturais são os corpos celestes como a nossa LUA) foi o Sputinik I, lançado pela União Soviética em 04 de outubro de 1957.


  3. O processo de colorir filmes começou a ser feito graças ao inventor inglês George Albert Smith (a1864-1956) que em 1906 desenvolveu a técnica de coloração de filmes. O processo começou a ser realizado em 1908, com a empresa inglesa Charles Urban Trading Company.


  4. Mickey


  • A voz de Mickey nos primeiros desenhos era do próprio Walt Disney. Passando por James G. Macdonald, Wayne Allwine (que faleceu em 2009) e atualmente é dublado por Bret Iwan (lembrando que na versão em inglês – obvio a oficial);


  • Mickey nasceu com o nome de Mortiner, mas por indicação de Lilian Disney (esposa de Walt Disney) ele passou a ser chamado de simplesmente Mickey Mouse;


  • No começo o personagem era politicamente incorreto, uma vez que o mesmo bebia e fumava;


  • Ao contrario do que muita gente pensa, aquele desenho aonde o Mickey, aparece pilotando um barco a vapor, não é seu primeiro filme, mas sim o terceiro. Acompanhe aqui os quatro primeiros filmes de Mickey, todos exibidos em 1928;

  1. Plane Crazy
  2. Gallopin' Goucho
  3. Steamboat Willie
  4. The Barn Dance




  1. Branca de Neve


  • Em 1939, para comemorar o primeiro filme inteiramente animado do cinema norte-americano, seu criador, Walt Disney, foi homenageado com um Oscar honorário feito sob medida: uma das estatuetas era de tamanho normal, mas fazia conjunto com outras sete pequeninas;


  • Nas versões em língua não-inglesa do filme, os nomes dos anões em suas respectivas camas foram substituídos pelos nomes por eles recebidos em cada país;


  1. Rei Leão


  • Os atores James Earl Jones (a voz do Darth Vader) e Madge Sinclair, que fizeram, respectivamente, as vozes do rei Mufasa e da rainha Sarabi, atuaram no filme Um Príncipe em Nova York (1988), interpretando o Rei e a Rainha, pais do personagem de Eddie Murphy;


  • A morte do rei Mufasa foi a primeira morte de um personagem da Disney assistida pela plateia. Em Bambi (1942) a mãe do protagonista foi morta por um caçador, mas não era ilustrada;


  • É o segundo filme da Disney onde aparecem somente animais não-antropomórfico, sendo o primeiro o filme Bambi em que, apesar de ter referências a seres humanos, estes nunca são visíveis na tela. Obs.: Antropomorfismo é uma forma de pensamento que atribui características ou aspectos humanos;


  • É o único longa-metragem da Disney que foi dublado em uma das línguas africanas da África do Sula, a língua zulu;


  • Uma das maiores polêmicas sobre mensagens subliminares encontra-se no filme. Na cena em que Simba deita-se em um penhasco levanta partículas de poeira, estas, por menos de um segundo, formam a palavra "SEX" ("sexo" em inglês). A Disney afirmou que as letras na verdade formavam "SFX", uma comum abreviatura para efeitos especiais, sendo apenas uma assinatura inofensiva. Na versão de 2003 a cena foi refeita e a poeira não correspondia mais à letras;


  1. Antes de Toy Story, a Disney tinha usado CGI apenas no filme TRON de 1982, e nunca mais se aventurou no mundo digital, até então. Detalhe importante, TRON Legacy, continuação de TRON estreia em 2010.


  2. Filmes da PIXAR.


    • 1995 - Toy Story


    • 1998 - Vida de Inseto


    • 1999 - Toy Story 2


    • 2001 - Monstros S.A.


    • 2003 - Procurando Nemo


    • 2004 - Os Incríveis


    • 2006 - Carros


    • 2007 - Ratatouille


    • 2008 - Wall-E


    • 2009 - Up



  1. Anélio Lattini Filho morreu de problemas pulmonares. Pessoas próximas ao produtor, afirmam que seu trabalho exaustivo (das 08h00 da manhã as 04h00 da manhã do dia seguinte, com menos de 4 horas de descanso por dia) foi o causador do câncer que lhe tirou a vida.

2 comentários:

  1. eu também,achava que o epísodio do mickey no barco era o primeiro.
    esse anélio era workaholic

    ResponderExcluir
  2. que site legaaal :D

    se puder visite o meuu..

    www.ameninax.blogspot.com

    ResponderExcluir

Guia Cinematográfico