Os Muppets estão de volta

Gonzo e Caco

Um dos filmes que marca as estreias desta semana é THE MUPPETS. O filme é baseado na série homônima.

 


A sinopse da película é bem simples:Walter – um novo Muppet - (Peter Linz) é o maior fã dos Muppets e para conhecé-los ele viaja a Los Angeles ao lado do seu “irmão humano” Gary (Jason Segal) e Mary (Amy Adams). O trio descobre que Tex Richman (Chris Cooper) deseja destruir o Muppet Theatre, para explorar o petróleo recém descoberto no local. Para salvar o local o trio ajuda Caco a reunir mais uma vez os Muppets (quem estão separados), para que todos realizem um grande programa de TV que possibilite a arrecadação de US$ 10 milhões.


Nesse tom, sem praticamente nenhum efeito especial, apenas usando marionetes é que é feito esse filme com sabor de nostalgia que trás de volta a telona alguns dos personagens que acompanharam a infância de muito adulto. Afinal, os MUPPETS nasceram na década de 1950, nas mãos do brilhante James Maury “Jim” Henson (1936 – 1990). Jim Henson era manipulado de bonecos e criou em 1955 o programa Sam e Seus Amigos onde apresentou para o mundo sua maior criação, o sapo Kermit, nomeado no Brasil como Caco, logo depois do sucesso, em 1958 ele abriu a empresa Muppets Inc (atual The Jim Henson Company) e em 1976 foi criado o programa The Muppet Show que durou ate 1981, bem enfim a história dos Muppets é gigantesca e com certeza faltaria espaço para comentar todas as mais de 20 séries (incluindo a famosa Vila SésamoSesame Street no original) e mais de 20 filmes (incluindo os feitos para cinema e especiais para televisão) que são baseados nos Muppets, em outro tempo poderemos comentar com mais detalhes essa trajetória que dura 56 anos.

Vale o destaque de que a Disney é a feliz proprietária dos direitos dos Muppets. Os direitos foram comprados em 2004, pela bagatela de 52 milhões de euros e não inclui os direitos de Vila Sésamo (os quais já haviam sido vendidos para a Sesame Workshop) e os fraggles da série Fraggle Rock (os quais ainda pertencem à Jim Henson Company). Porém, não se supreenda se ver os Muppets na Vila Sésamo ou em alguma produção da Jim Helson Company, o contrato incluem clausulas que permitem essa aparição, é claro que com muitas condições e ressalvas.

Um adendo importante, aqui no Brasil no período de 12 de outubro de 1972 até 04 de março de 1977 e atualmente desde 29 de outubro de 2007, foi e é produzido uma versão brasileira do programa Vila Sésamo. E continuando na Vila Sésamo, só que desta vez na versão original dos Estados Unidos, um detalhe, o ator Tyler James Williams (o Chris, da série Todo Mundo Odeia o Chris) participou da produção no período de 2000 a 2005.

Para finalizar deixo-lhes com o trailer do filme, mais dois momentos do Muppet Show e  para finalizar a abertura de umas das séries baseadas nos Muppets, só que essa não usava marionetes, era toda em desenho animado, se chamava apenas “THE MUPPETS BABIES” (bons tempos, de infância verdadeira).

>>>GCHome

Vídeos


Referências         

The Muppets. Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Muppets>.Acessado em 04 de dezembro de 2011.

The Muppets. Wikipédia Americana. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/The_Muppets>. Acessado em 04 de dezembro de 2011.

Fragge Rock, a Rocha Encantada. Wikipédia. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Fraggle_Rock>. Acessado em 04 de dezembro de 2011.

Sesame Street. Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sesame_Street>. Acessado em 04 de dezembro de 2011.

Vila Sésamo. Wikipédia. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_Sésamo>. Acessado em 04 de dezembro de 2011.

Vila Sésamo (2007). Wikipédia. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_S%C3%A9samo_2007>. Acessado em 04 de dezembro de 2011.

Jim Henson. Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Jim_Henson>. Acessado em 04 de dezembro de 2011.

The Jim Henson Company. Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Jim_Henson_Company>. Acessado em 04 de dezembro de 2011.

Clima retrô e participações especiais marcam divertido reencontro da trupe de “Os Muppest”. Uol Cinema. Disponível em <http://cinema.uol.com.br/ultnot/reuters/2011/12/01/clima-retro-e-participacoes-especiais-marcam-divertido-reencontro-da-trupe-de-os-muppets.jhtm> Acessado em 04 de dezembro de 2011.

Os Muppets – Trailer Original legendado – Disney Mania. Youtube. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=8FSNBWkhXlI>. Acessado em 04 de dezembro de 2011.

Muppets Baby – Opening. Youtube. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=62vzhPXQuJU>. Acessado em 04 de dezembro de 2011.

The Muppets Show Intro. Youtube. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=Uh_aG5MzPVM>. Acessado em 04 de dezembro de 2011.

The Muppet Show, Mahna Mahna. Youtube. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=1bJxYRtGUM4&feature=related>. Acessado em 04 de dezembro de 2011.

1 comentários:

  1. A lembrança da infância é o único sonho real que nos resta na fase madura da vida, os demais são meras utopias.

    Um ótimo post :D Já pelo trailer do filme podemos perceber todas as observações feitas aqui no blog :D

    Um forte abraço
    Maria

    ResponderExcluir

Guia Cinematográfico