A Árvore da Vida (The Tree of life)

"Ele envia moscas às feridas que deveria curar" Frase do filmeTreeofLifeposter

A ÁRVORE DA VIDA (The Tree of Life), um ótimo filme? Talvez, depende muito do seu estado de humor, é um filme muito, como posso dizer?! Intelectual demais, faz pensar, mas não pelo conteúdo da historia em si – que por sinal é bem simples e da para resumir com apenas uma folha de sulfite A4, tanto que todo o dialogo do filme dar para colocar em apenas 30 minutos (o filme tem 138 minutos, ou 2 horas e 18 minutos).


Bem que ler a sinopse do filme e depois assiste a película descobre que é bem o que esta escrito mesmo, mas com uma ressalva, é uma obra cinematográfica em cocha de retalhos, um quebra-cabeças emocional, ou como alguns críticos ilustraram um poema visual!!!
Eu sei que esse falatório todo não explica nada do filme, mas de boa, eu não indico para ninguém que curte ir no cinema ver um filme com muita ação, barulho e uma historia que prede o espectador na cadeira. Eu sei que o filme é um drama, mas tem dramas muito melhores que este. Ah detalhe o trailer do filme é basicamente o filme resumido.

Bem, mas quem gosta de se sentir o intelectual, vai adorar esse filme que mais parece sair de uma aula de filosofia, afinal é o grande ganhador da Palma de Ouro em Cannes.

Para finalizar o comentário do filme, tem uns trinta minutos que você vai se sentir num filme da National Geographic ou da Discovery, com belas imagens, entre montagens maravilhosas do espaço, com destaques para constelações nebulosas e planetas, como nunca antes visto, imagens fantásticas, colocadas no contexto do filme apenas para ilustrar a questão filosófica e sociológica do enredo.

Quer ver? Conselho de amigo, pergunte para alguém que já assistiu, ou se quiser, espere chegar em DVD. A não ser é claro que você goste de ir no cinema e escutar o silencio apreciando as imagens, e uma narrativa sussurrante que levantam questões da vida , lembrando que como eu disse o filme quase não tem diálogo é tudo uma grande narrativa. Sem contar que a atuação de Sean Penn esta ótima, do tipo entra mudo e sai calado e detalhe ele não morre no filme (apenas em metáfora).

Agora que já falei mal da grande obra de Terrence Malick, vou falar do conceito da nomenclatura do filme, segundo a Bíblia, a Árvore da Vida é uma das duas árvores especiais que Deus colocou no centro do jardim do Éden. A outra é a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, de cujo fruto, Eva, e depois Adão, acabaram por comer por influência de um serpente (uma analogia ao demônio).

Com relação a Cabala, a árvore da vida é formada pelas dez emanações de Ain Soph (é o Todo Supremo da cabala, o que podemos chamar de “Deus”), chamadas Sephiroth. A essência de todas as Sephiroth é a mesma, mas cada uma possui uma propriedade particular. A essência é universal, o que muda é a emanação de cada Sephirah. Segundo a cabala, a síntese da árvore da vida é Adam Kadmon, o Homem Arquetípico. Mais informação só fazendo igual a Madonna e estudar sobre o tema.

Fonte: Wikipédia

3 comentários:

  1. "Bem, mas quem gosta de se sentir o intelectual, vai adorar esse filme que mais parece sair de uma aula de filosofia."
    Amei o filme e não gosto de me sentir "a intelectual". O que acontece é que as pessoas são diferentes e gostam, graças a Deus, de coisas diferentes.
    Sou uma pessoa muito simples. Talvez por isso tenha gostado do filme, porque me identifiquei com o que as pessoas rotulam como "clichês". As lacunas do filme foram preenchidas pelas minhas vivências, minhas próprias histórias.
    Pessoas como nós, que têm uma visão holística, são salvas por obras de arte como esse filme. Só porque 99% das pessoas não apreciam, não significa que o filme seja ruim, apenas que consegue sensibilizar apenas 1%. Se faço parte desse 1% não tenho culpa e não mereço ser condenada a assistir filmes de ação e diálogos ruins porque 99% assiste e gosta.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Anônima aí... e acho que tens preconceito com os intelectuais... com a filosofia...
    Dá um trabalhinho, amigo, mas é acessível!!!! Insiste que dá pra chegar lá!!!!

    ResponderExcluir
  3. Só pela tua frase de destaque no blog, do filme Karatê Kid, já dá pra ver a tua intelectualidade... realmente, não deves ter apreciado A árvore da vida... não conseguiste entender, não é???? KKKKKK

    ResponderExcluir

Guia Cinematográfico