SUPERMAN, o herói “que Deus enviou” e seu novo filme.

"It's one bird?, It's one avião?, Not it's Superman
Superman logo de aço

Podemos dizer que este novo filme, sob o título de SUPERMAN: THE MAN OF STEEL (SUPERMAN: O Homem de Aço), que começará a ser filmado em meados de agosto (2011) será uma reformulação do herói, ou seja, é algo como fizeram com o homem morcego em BATMAN BEGINS. Uma nova história de suas origens, sem perder o essencial.


O fato é que Superman: O Retorno, não foi o filme que todos os fãs esperavam, a história até que é boa, mas vamos ser sinceros não parece ser o Superman que todos esperam ver no cinema, não se parecia em nada com o super das HQ’s e tão pouco o do seriado Smallville (que também não é nada parecido com o herói dos Gibis, afinal a história é totalmente fora da linha cronológica oficial, mas é bem melhor que o filme de 2006).
A história vai rodar em torno de um Clark Kent novo que estar em busca de suas origens e na tentativa de se encaixar em um mundo no qual seus poderes podem fazer a diferença, nesta descoberta ele aos poucos se tornará o herói que ele nasceu para se tornar (algo parecido com a série protagonizada por Tom Welling) Só espero que esse filme alcance pelo menos o mesmo sucesso que o novo Batman teve.
A produção é de Christopher Nolan, que também divide o roteiro com David Goyer. Estes dois camaradas são responsáveis pelo roteiro de BATMAN BEGINS e BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS, considerados os dois melhores filmes da franquia DC. Inclusive Nolan foi diretor de ambos os filmes e produtor de The Dark Knight. Em suma, pela moral deles o filme promete ser muito bom.
Para a direção e elenco foram convocados alguns nomes de peso, para ter uma ideia à direção fica na responsabilidade de Zack Snyder (300, Watchmen e Sucker Punch – ou seja efeitos visuais bem legais).
Kevin Costner também esta no elenco, na pele de Jonathan Kent (boa escolha).
Kevin Costner as Jonathan Kent

Os outros nomes são: Para o papel principal Henry Cavill (Superman/Clark Kent),
Henry Cavill como Clark Kent

depois temos Amy Adams (Lois Lane) e,
Amy Adams as Lois Lane

Diane Lane – sobrenome perfeito para o filme (Martha Kent).
Diane Lane as Martha Kent

O vilão desta vez não será o nosso querido amigo desprovido de cabelo, ou seja, não teremos Lex Luthor. A maldade encarnada será responsabilidade do ator Michael Shannon que viverá o temível General Zod, que saíra diretamente da zona fantasma para infernizar os habitantes da Terra. Para que não sabe General Zod, é junto com Kal-El (nome original de Clark Kent) um dos poucos sobreviventes do planeta Krypton , ou seja o cara tem os mesmos poderes do superman, contudo não compartilha da mesma ideologia, tornando-se um dos mais temíveis vilões que o homem de aço já enfrentou, com dois detalhes adicionais ao contexto, o primeiro, tanto na historia em quadrinhos original, como também no filme SUPERMAN II (1980), Zod estava acompanhado de seus dois fieis companheiros Ursa e Non, ambos também sobreviventes de Krypton, ou seja o nosso herói teve que enfrentar três seres superpoderosos com poderes similares ao dele, os que nos leva ao segundo detalhe: Superman ter a ideologia de nunca, jamais matar seus “inimigos” contudo o nosso herói carrega o peso de três assassinatos (isso é mostrado no filme de 1980 – de forma diferente do quadrinhos original), é dele a responsabilidade da morte de Ursa, Non e do General Zod, nos quadrinhos o super usa kryponita para finalizar a batalha.
Capa da Revista Superman Mata zod e sua equipeSuperman mata Zod

Ops.: Ficou faltando a foto do ator Michael Shannon, que colocamos agora
MICHAEL SHANNON as ZOD 

Superman e Cristo

Bem já que estamos falando sobre SUPERMAN vamos tocar num assunto polemico sobre o herói, a sua simbologia com relação ao cristianismo. Eu sei que não é bom misturar religião, mas vamos ter que tocar neste assunto, pelo único fato de estar ligado de certa forma, ao modo em que o herói é tratado por alguns roteiristas dos quadrinhos e de cinema.
Vou colocar alguns pontos abaixo e finalizar a discursão e, cada leitor tome suas próprias decisões:

- Inicialmente os nomes dos pais adotivos na Terra do Super eram Mary e Joseph. Mais tarde foram mudados para Martha e Jonathan; Saliento que o nome completo de Clark Kent é Clark Joseph Kent.
- Em 1942 George Lowther escreveu o primeiro livro com a história do herói: “As Aventuras do Super-Homem” e deu o sobrenome de “El” para o protagonista, que é o nome hebreu para Deus. Assim a história começa com o “El” pai enviando o “El” filho para salvar a Terra. Para entender melhor, o nome do pai biológico de Clark é Jor-El e seu nome original é Karl-El.
- Em 1952 George Reeves (nada haver com Keanus Reeves) dirigiu a série para a televisão. Cada episódio apresentava a história do “visitante que veio do céu com poderes e habilidades muito além de qualquer homem mortal”. Uma analogia aos serem divinos.
- Em 1978, na primeira versão cinematográfica,o roteirista Tom Mankiewicz afirma que “a metáfora é clara quando Jor-El envia Superman a Terra, como Deus enviando Cristo, para salvar a humanidade.” Outro elemento é a jornada pelo deserto, como Cristo fez. Clark vai para o Ártico e constrói uma fortaleza que se parece com uma catedral para se comunicar com o “espírito do pai”, na realidade suas memorias gravadas em forma holográfica. Ele iniciará sua missão na idade de 30 anos – mesma idade em que Cristo começou seu ministério público.
- Em 1992 na “Morte do Super-Homem”, um dos comic-books mais vendidos até hoje, o vilão responsável pela morte do herói se chamava Doomsday – Juízo Final, a criatura do Armagedon. Aqui no Brasil o nome foi traduzido como “Apocalypse” – nada sugestivo. Logo depois seu túmulo é achado vazio por Lois Lane, e ele ressuscita. Hmmm interessantíssimo.
- No seriado “Smallville” o diretor comentou que “achava que havia muitas metáforas de Jesus no mito de Superman que tentou inserir dentro da história”;
- Na versão atual o Super-Homem “desce à Terra” pela segunda vez, clara alusão à segunda vinda de Jesus. Um exemplo, retomado da primeira versão é a fala do pai, Jor-El, que podemos ver quando o herói voa observando a Terra do espaço, com os braços abertos, tendo a imagem do planeta aos seus pés: “Eles podem ser um grande povo. Eles querem ser. Eles precisam de alguém que lhes mostre o caminho. Por essa razão, sua capacidade para o bem, é que enviei você – meu único filho.”
Superman/Cristo

 

Fontes: Wikipédia, O Capacitor, Frihost

Abraços a todos.

Obrigado por ler.
GC & RL.minicartelera

2 comentários:

  1. Goostei do Visu do eu Blog'
    Parabéns'
    ^^

    ResponderExcluir
  2. Estou te seguindo mesmo vc tendo me dado um calote!rsrs

    Estou torcendo para que este filme seja tão bom quando o Batmam: begins!

    Anna
    http://anna-gabby.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Guia Cinematográfico