Novamente o caso do Representante do Brasil no Oscar (Direito de Resposta)

"É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo" (art. 5º,V da Constituição Federal)tijoladas_direito_de_resposta

Como já disse anteriormente neste blog, o filme Lula, o filho do Brasil, foi escolhido para indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro, a escolha trouxe um certo desconforto para alguns leitores, visto a enquete produzida pelo Ministério da Cultura, onde o seu resultado serviria para auxiliar a Comissão Julgadora, o fato é que 70% das pessoas que votaram nessa enquete indicaram  o filme Nosso Lar, contudo por unanimidade da Comissão houve a escolha do filme do Lula.
Pelo exposto nos do GC, enviamos um e-mail para o egrégio Ministério solicitação uma resposta ao ocorrido. E considerando que trata-se de um respeitável órgão público transcrevo abaixo o nosso e-mail, bem como o e-mail de resposta do Ministério. Saliento que no contexto omitimos os endereços de e-mails dos servidores, apenas em respeito a privacidade do e-mail dos mesmos, deixando apenas os nomes. Outrossim, não houve alteração no conteúdo do e-mail.

Leiam e tirem suas conclusões.

Abraços a todos.

Obrigado por ler.
GC & RL.minicartelera

 

 

RES: Pedido de Informação
2 mensagens


Lidnarla Carvalho de Aguiar <e-mail omitido>
27 de setembro de 2010 11:56

Para: Ouvidoria do Ministerio da Cultura <ouvidoria@cultura.gov.br>

Cc: "guiamovie@gmail.com" <guiamovie@gmail.com>

Prezado(a), bom dia.

O Ministério da Cultura não foi o responsável pela escolha do filme que irá disputar o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

O filme escolhido pela Comissão de Seleção - não pelo Ministério da Cultura - será indicado para concorrer a uma das 5 vagas dos filmes que disputarão o prêmio, efetivamente. Muitos outros filmes, e dos mais variados países, ainda serão indicados por estes. Terminado esse processo, os próprios organizadores do prêmio Oscar é que definirão quais os 5 filmes que disputarão o prêmio.

A escolha de "Lula, o Filho do Brasil" coube a uma Comissão de Seleção composta, inclusive, por representantes da sociedade civil, o que antes não havia.

A enquete que realizamos também nunca teve esse poder de indicação ao prêmio, tampouco jamais noticiamos algo que pudesse gerar esse tipo de interpretação, como poderá constatar relendo as matérias referentes à citada enquete.

Abaixo, reproduzo trecho da última matéria que realizamos sobre a enquete, noticiando o resultado da mesma. Nesta matéria, fica bastante evidente o que a Comissão de Seleção poderia fazer com o resultado da enquete:

"O resultado será uma indicação para auxiliar a Comissão de Seleção".

Portanto, o vencedor da enquete não seria o indicado. A enquete serviria como subsídio à decisão da Comissão de Seleção.

A íntegra da matéria pode ser acessada por esse link: http://www.cultura.gov.br/site/2010/09/21/oscar-2011-13/

Certo de sua compreensão, o MinC agradece a sua participação.

Att,

Narla Aguiar

Assessoria de Comunicação
Secretaria do Audiovisual
Ministério da Cultura
Telefone Omitido

www.cultura.gov.br/site/categoria/politicas/audiovisual/

De: Guia Cinematográfico [mailto:guiamovie@gmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 24 de setembro de 2010 14:40
Para: Daniel Fernandes Merli; Jose Augusto Dias Pires; Nanan Lessa Catalao; Eduardo Mattedi Furquim Werneck; Armando Ferreira de Almeida Junior; Frederico Hermann Barbosa Maia (e-mails omitidos)
Assunto: Pedido de Informação

Senhores, boa tarde.

Usamos deste meio de comunicação para solicitar informações com relação à pesquisa disponível em vosso conceituado site, denominado Enquete Oscar, no qual o objetivo conforme descrito no contexto era uma votação pública para a sugestão do filme brasileiro a ser indicado para concorrer ao prêmio de Melhor Filme em língua Estrangeira no Oscar 2011, onde ao final da votação a pontuação seria publicada no site e enviada à Comissão de Seleção Oficial, o objetivo era que a votação feita no site seria uma indicação para auxiliar a Comissão na escolha do filme.

Sabemos que a escolha seria da comissão e a enquete seria meramente decorativa, mesmo assim, uma decisão por unanimidade o qual escolheu o filme Lula, O Filho do Brasil, não levou em consideração em nenhum momento a aclamação do público que com 70% dos votos, ou seja 88.956 pessoas escolheram Nosso Lar?

Não queremos causar polemica num caso destes, mas se fosse possível gostaríamos de uma posição oficial do Ministério com relação a esta decisão, não pela escolha em si, mas pela grande incoerência em criar uma enquete e não justificar em nenhum momento se realmente a votação foi alvo de estudo dos noves senhores e senhoras do júri.

Destarte, ficaríamos imensamente gratos se o egrégio MinC, pudesse nos enviar um parecer sobre o ocorrido, para que possamos publicar em nosso site para esclarecimentos ao público cinéfilo deste Brasil, que reaprendeu a amar o cinema nacional.

Agradecemos de antemão

Respeitosamente.

--


 

Para ler toda a saga

Enquete e Escolha

1 comentários:

  1. Achei a resposta muito escorregadia, não respondeu muito bem a pergunta.
    Parabéns pela iniciativa de perguntar qual é deles.

    ResponderExcluir

Guia Cinematográfico