Efeitos Especiais (SPFX, SFX, FX)

A única vida real é a que vivemos agora. (Gasparetto)
CHV-Magic-3D-FX_scr
Nos bastidores do mundo cinematográfico o termo mais correto é SPFX, SFX ou simplesmente FX, é o nome dado a qualquer uma de várias técnicas utilizadas para realizar cenas que não podem ser obtidas por meios normais ou por ação ao vivo. Estas técnicas são bem utilizadas quando a criação de efeitos por meios tradicionais sairia dispendiosa, bons exemplos são cenas de destruição, naufrágios, quedas de aviões e por ai vai.
Com o surgimento da computação gráfica, são utilizados também para realçar elementos previamente filmados, acrescentando, removendo ou destacando objetos em alguma cenas.


Categorias

med_aranha (3)Os efeitos especiais são divididos em duas categorias:
Efeitos visuais ou ópticos - Estes se baseiam na manipulação de uma imagem fotografada. Efeitos ópticos podem ser produzidos ou de forma fotográfica (isto é, através de impressão óptica) ou visual (isto é, computação gráfica). Um bom exemplo de um efeito óptico poderia ser uma cena de Star Trek mostrando a USS Enterprise voando através do espaço.
Efeitos físicos ou mecânicos - Estes são obtidos durante filmagens ao vivo. Eles incluem adereços, cenários e pirotecnia. Os exemplos incluem o assento ejetor do Aston Martin de James Bond, o R2-D2 nos filmes de Star Wars, os efeitos de gravidade zero no filme 2001: A Space Odyssey.
Os efeitos especiais também podem ser categorizados em três tipos, sendo eles: efeitos sonoros, que são produzidos digitalmente ou com auxílio de mixagem de som; efeitos visuais, produzidos digitalmente com o mais recente auxílio da computação gráfica; e os efeitos físicos, que podem ser referenciados como sendo práticas ao vivo com auxílio de maquiagens, sets, entre outros adereços importantes.
 

O primeiro

tron_legacy
Difícil dizer qual foi o primeiro de todos, mas a certeza é de que tenha sido criada por Oscar rejlander, em 1856. Contudo o primeiro de todos é reservado ao filme Execução de Mary, Rainha da Escócia (The Execution of Mary, Queen of Scots) de 1895. Na cena criada por Alfred Clark, a câmera mostra a atriz com a cabeça num bloco de madeira, quando o machado estava para atingi-la, a gravação foi parada, a atriz saiu da cena e um boneco tomou seu lugar. Clicando aqui você verá algumas informações adicionais sobre o feito (ou seria efeito) – em inglês.
De lá pra cá é muito difícil um filme fazer sucesso sem tem pelo menos um efeito especial em sua produção. E cada dia novas técnicas são desenvolvidas em conjunto, como por exemplo o 3D, que aumenta a sensação dos efeitos.
Agora lhe pergunto quantos filmes de grande sucesso não tem efeitos??? É uma questão complicada de ser respondida, vejamos o maiores de todos, TITANIC, filme campeão de bilheterias (vários efeitos, destaque para o naufrágio), BATMAN O Cavaleiro das Trevas (Gothan City e os efeitos do primeiro filme dispensam qualquer comentário) e Crepúsculo (Vampiros que brilham no sol) as melhores estréias. Isso é só uma previa, várias outras campanhas cinematográficas de sucesso tiveram uma grande ajuda dos SFX (Avatar, Star Wars, Matrix, X-Men, O Último Mestre do Ar, De Volta Para o Futuro e por ai vai…)
Conclusão: “O mundo do cinema não vive sem Efeitos Especiais.” Eles caminham lado a lado, desde o inicio e vão continuar pelo resto da existência do cinema. Ah só para lembrar nossa primeira postagem tem uma breve história sobre o pai dos efeitos especiais, confiram.
 

100 anos de Efeitos em 5 minutos

Aqui apresentamos um vídeo que mostra alguns dos melhores efeitos do cinema, bem legal, são mais de 100 anos de filmes, aqui demonstrados em apenas 5 minutos.
Fontes: Wikipedia (Inglês, Português e Francês), Mundo Estranho e Youtube


image
Obrigado por ler.
A presente postagem é de autoria de Jadeílson J. Silva. O nosso blog/site tem como co-irmão o Roteiro Literário.  Gostaríamos de saber sua opinião para melhorar a cada dia, afinal já diria Dave Barry "Ninguém é maior do que aquele que está disposto a que lhe assinalem os seus erros.".
Até a próxima
Guia Cinematográfico.

2 comentários:

  1. mto bom post

    gosto de brincar no Photoshop
    mas esses efeitos são mto alem

    voltarei em breve

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é muito demais! Eu quero virar cineasta e escritor, e por isso eu amo cinema! Esses efeitos são demais, mas espero que evoluam com o tempo XD
    Parabéns com o blog

    http://oscuzis.blogspot.com/

    Esse é o meu blog, se quiser dar uma passada lá...

    ResponderExcluir

Guia Cinematográfico