THE KARATE KID (The Kung Fu Kid)

“Eu acho Karate Kid original e espero que o nosso também seja”  Jaden Smith, falando sobre o filme.
karate_kid_ver2
Essa semana tivemos a estréia de The Karate Kid, um remake de um filme homônimo de 1984, que foi um clássico do cinema no gênero luta.

 

O Original

karate_kid
No filme de 1984, conhecido aqui no Brasil como Karatê Kid – A Hora da Verdade, Daniel Larusso (Ralph Macchio) e sua mãe se mudam de Newark (Nova Jersey), para a região do Vale de San Fernando (Loas Angeles) e ele tem dificuldade para se adaptar ao novo ambiente.
Quando conhece uma linda jovem chamada Ali (Elisabeth Shue), tudo fica mais tranquilo, até o ex-namorado da moça (Wliiam Zabka) e sua gangue começarem a perturbar a vida de Daniel. É quando aparece na vida do garoto a figura do senhor Miyagi (Pat Morita) um japonês que resolve ensiná-lo os princípios do Karate para que Daniel possa se defender melhor de seus adversários, além de ensiná-lo o valor do trabalho e da humildade. Este filme ainda rendeu duas continuações boas e uma péssima (The Next Karate Kid (Karate Kid 4 – A Nova Aventura), não vale nem como citação, mas deve consta como o segundo filme de Hilary Swank – ganhadora do Oscar de Melhor atriz dos anos de 2000 (Meninos Não Choram) e 2005 (Menina de Ouro)).

A renovação

100
No filme de 2010, Dre Parker (Jaden Smith) é um garoto de 12 anos que morava em Detroit (Michigan), mas devido a carreira de sua mãe acaba indo para a China.
No novo país, Dre se apaixona pela sua colega de classe Mei Yin (Wen Wen Han), mas as diferenças culturais tornam essa amizade difícil. Pior ainda, os sentimentos de Dre fazem com que o Cheng (Zhenwei Wang), um “amigo” de Mei torne-se seu inimigo, para piorar Cheng e seus amigos são prodígios alunos de Kung Fu. Sem amigos nesse novo ambiente, Dre acaba recebendo ajuda de quem menos esperava do zelador do seu prédio Mr. Han (Jackie Chan), que é um grande mestre do Kung Fu.
Depois de uma briga, Mr. Han é obrigado a ensinar Dre, o verdadeiro Kung Fu, para que o garoto possa participar de um torneio, lutar contra seus algozes e mostrar seu valor.
No fim Dre irá aprender mais que artes marciais irá aprende maturidade, calma e respeito.

As Curiosidades

Jaden Smith as "Dre" and Jackie Chan as "Mr. Han" in Columbia Pictures' KARATE KID.
Logo de inicio vamos falar sobre o nome do filme, afinal por que Karate Kid, se no filme não tem nada de Karate e sim de Kung Fu? Bem a resposta é simples, como é uma refilmagem, uma mudança de título poderia invalidar a intenção de revitalizar o filme original. Mas na China e em outros países asiáticos, o filme foi rebatizado de KUNG FU KID.
Nos dois filmes tanto Daniel quanto Dre, são obrigados a mudarem de cidade por causa de suas mães, a diferença é que Daniel levou a melhor no quesito distancia, afinal de Nova Jersey até Los Angeles são aproxidamente 4300 Km, já de Michigan até Pequim, são 17 mil Km, é longe pra &¨*&$&¨&*.
Outra curiosidade é que Ralph Macchio não tinha nenhuma experiência em artes marciais. O máximo que podia fazer eram poses com as mãos e o famoso “golpe da garça”. Já Jaden Smith pratica caratê desde os 3 anos de idade. Com excelente flexibilidade (é de da inveja em muita gente) faz pose como um legítimo jovem mestre do kung fu.
Um ponto em comum com os dois filmes, tanto no original quanto no remake, ambos fazem amizade com um garoto logo que chegam na cidade, só que logo apos a primeira briga o amigo some e não aparece mais em nenhum momento do filme. Isso é que é amizade duradoura.
Ah o nome do Brasil é citado em uma das cenas, então preste atenção ao filme.
Para quem não sabe e esta desatento dois produtores deste novo filme chamam a atenção, uma é Jada Pinkett Smith e outro e seu digníssimo esposo, Willard Christopher Smith Jr (quem\mmm?? oras o Will Smith), que são obviamente pais do pequeno Jaden Christopher Syre Smith. Falando no Will, ele que é considerado o mais bem pago ator de cinema na atualidade, não tem nenhum estréia de filme desde 2008 com Sete Vidas. Motivo, estava preparando o filho para esta super produção.
Tal pai, tal filho, Jaden é ator e cantor, a música oficial do filme “Never Say Never”, foi escrita por Adam Messinger (não, não é Messenger) e produzida pelos The Messengers (esses sim são msn), é cantada por Justin Bieber e por Jaden Smith. Clique aqui para ver o clipe.
Quem quiser ver Jaden e Will Smith em cena juntos, devem procurar o filme A Procura da Felicidade, uma drama profundo, mas ótimo filme. Sendo o primeiro do pequeno Jaden e este o seu segundo.
Já que Jackie Chan esta meio apagado em virtude desta ascensão de seu parceiro mirim, vou falar apenas que ele é um senhor de 56 anos, nascido em Hong Kong, batizado de Chan Kong-Sang e conhecido no mundo inteiro pelo nome de Chan.

Nossa Opinião

karate-kid-1010
O novo filme faz uma ótima menção a amizade, valoriza o respeito e a força de vontade.
Tanto Jaden quanto Chan, tem um carisma tão grande que são capazes de cativar muita gente, e aproveitando o ensejo de carisma, Jaden tem as feições do pai, em muita cenas fica difícil de não associar um com o outro. Esperamos que continue assim, e não suba no salto alto como muitos outros atores mirins. Se seguir os passos corretos do pai, será um grande astro.
Algo que devo acrescentar que Chan não foi mestre apenas no filme, segundo o próprio Jaden, Chan ensinou artes marciais de verdade para o garoto, o objetivo? Ser o mais real possível na tela. Para comprovar a amizade dos dois dentro e fora da telas faço constar apenas dois comentários de Jaden com relação ao mestre Chan: “Ele foi simplesmente o máximo e me ensinou muita coisa: como se alongar direito e o posicionamento correto em cena. E vivia me dizendo: ‘Você precisa ter foco’. Ele foi ótimo” … “Cara, o Jackie é o máximo. Sempre que chegava, ele dizia ‘bom dia’ em um idioma diferente!”
Ou seja meu amigos com uma sintonia tão boa entre produtores e atores, não é de se estranhar que o filme em seus três primeiros dias nos Estados Unidos (lá o filme é exibido desde 11 de junho de 2010) tenham arrecadado US$ 56 milhões e obtido 67% de aprovação de crítica.
Eu recomendo o filme, não só pela história mas pela boa desventura e pelas cenas que foram muito bem filmadas, com destaque para o golpe final que eu particularmente chamo de “golpe da cobra naja”


Abraçooooooooooooos

Obrigado por ler e até a próxima.
clip_image002

2 comentários:

  1. Tira casaco.
    Agora, coloca casaco.
    Tira casaco.
    Agora, coloca casaco.
    Tira casaco.
    Agora, coloca casaco.
    Tira casaco.
    Agora, coloca casaco.
    Tira casaco.
    Agora, coloca casaco.
    ahuhua
    Ótimo post, mto informativo e com gostinho de quero mais!
    Parabéns,

    Bjão meu amor

    ResponderExcluir
  2. seguindo ae kra... segue aew tbm:

    http://www.welinfo.com.br/

    vlw

    ResponderExcluir

Guia Cinematográfico