Festival de Cinema de Gramado

“Então senta o dedo nessa Porra!” Cap. Nascimento (Wagner Moura) em Tropa de Elite
http://www.festivaldegramado.net/blog/wp-content/themes/AllBlack/images/topo-blog.jpg
Começou ontem (06/08/2010) o 38º Festival de Cinema Brasileiro e Latino em Gramado.
 

A Historia

Para quem não sabe, estamos falando do maior festival de cinema do Brasil, realizado anualmente no Palácio dos Festivais na maravilhosa cidade gaúcha de Gramado.
A premiação é o nosso Oscar brasileiro, um reconhecimento pelo trabalho do cinema nacional e latino, em um país onde o cinema é pouco valorizado este é o maior incentivo que temos para as novas produções.

Foi criado a partir de uma Mostra de Cinema, realizado em 1969, durante a Festa das Hortênsias. Contudo sua criação oficial deu-se em Janeiro de 1973, mais precisamente no período de 10 a 14 de Janeiro.
O festival passou a realizar-se todos os anos no verão, depois no outono e, a partir da década de 90 nos meses de agosto. As primeiras edições foram marcadas pelo sensacionalismo, a nudez (pornochanchada) e a crise das estrelas que disputavam a fama na serra gaúcha.
Em 1992 frente às dificuldades da indústria cinematográfica brasileira, o Festival passou a aceitar filmes dos vizinhos hispano-americanos tornado-se um grande Festival Latino passando a chamar-se Festival de Gramado – Cinema Ibero-americano e retornando ao seu nome original em 2007, porém seguindo com Mostras Competitivas de Cinema Brasileiro e estrangeiro, já que é permitida a participação de filmes que não somente de países Latinos.
Reunindo um grande número de filmes e de pessoas que querem falar de cinema, criação, sonhos e possibilidades de fazer sempre mais e com qualidade, o Festival é hoje um espaço indispensável para a divulgação, discussão, crítica e incentivo à criação cinematográfica nacional que espero sinceramente que cresça e continue melhorando a cada ano e seja uma referencia como os seus co-irmãos internacionais, tais como o francês Palma de Ouro, o Russo Urso de Ouro, o Americano e consagrado Oscar entre outros.

O Prêmio

Num dia cinzento, Elisabeth Rosenfeld teve a idéia de criar algo para dissipar o mau humor, algo que ajudasse a vencer as amarguras da vida. Surgiu, assim, uma figura risonha: o Kikito, o deus do bom humor. Esta estatueta, devido ao seu êxito imediato, passou a ser o símbolo da cidade de Gramado, e depois, o símbolo e prêmio máximo dos Festivais de Cinema Brasileiro que desde 1973, oficialmente, realizam-se nessa cidade. Como troféu do Festival, mede 33 cm de altura, foi confeccionado em madeira de imbuia até o ano de 1989. A partir de 1990 passou a ser feito de bronze.
De símbolo de uma cidade a prêmio de Festival, foi um salto. Romeu Dutra, em fins de 1970, levou o exemplar do Kikito para Ricardo Cravo Albim, então presidente do Instituto Nacional do Cinema - INC. Ricardo se agradou da estatueta e sugeriu, na ocasião, que a tomassem como troféu máximo dos Festivais de cinema, ainda que alguns preferissem a Hortênsia de Ouro. Este encontro foi marcado pelo ator gaúcho José Lewgoy.
Desde a criação do Kikito, por Elisabeth Rosenfeld, também a mãe do artesanato gramadense, esta estatueta tem sido confeccionada pelo escultor Orival da Silva Marques, o "Xixo", que trabalhava com Elisabeth nos primeiros anos do Festival.
Elisabeth Rosenfeld faleceu em 24 de janeiro de 1980.
- O presente texto sobre o prêmio foi extraído da pagina oficial do Festival que por sua vez foi extraído do livro "Festival de Cinema Brasileiro de Gramado", de Luís Carlos Carrion, pág, 23.
 

O Granimado



O Festival Brasileiro de Animação, conhecido como granimado, ocorreu paralelamente ao Festival de Cinema, nos anos de 2006 a 2008. Infelizmente este ano não foi confirmado a 4º edição do mini-festival que na minha opinião deveria existir mesmo com poucos concorrentes afinal prêmio não é apenas um enfeite para uns, mas também é o incentivo para novas produções e melhoria na qualidade dos produtos lançados.

A Premiação

São quatro premiações, com suas respectivas categorias descriminadas abaixo
Filmes Brasileiro de Longa Metragem
1) Melhor Filme
2) Melhor Diretor
3) Melhor Ator
4) Melhor Atriz
5) Melhor Roteiro
6) Melhor Fotografia
Filmes Estrangeiros de Longa Metragem
1) Melhor Filme
2) Melhor Diretor
3) Melhor Ator
4) Melhor Atriz
5) Melhor Roteiro
6) Melhor Fotografia
Filmes Brasileiros de Curta Metragem
1) Melhor Filme
2) Melhor Diretor
3) Melhor Ator
4) Melhor Atriz
5) Melhor Roteiro
6) Melhor Fotografia
Parágrafo Único: Os júris de premiação dos filmes de curta-metragem Nacional e de longa-metragem (Brasileiro e Estrangeiro) poderão ainda atribuir, a seu critério, um Prêmio Especial do Júri.
Mostra Gaúcha
1) Melhor Filme
2) Melhor Ator
4) Melhor Atriz
5) Melhor Diretor
6) Melhor Roteiro
7) Melhor Fotografia
8) Melhor Montagem
9) Melhor Direção de Arte
10) Melhor Música
11) Melhor Edição de Som
12) Melhor produtor/produtor executivo
Parágrafo único. Cada contemplado receberá, por ocasião do anúncio dos vencedores, em Gramado, um troféu Mostra Gaúcha – Prêmio Assembléia Legislativa de Cinema, que será de responsabilidade do 38º Festival de Cinema de Gramado.

Homenageados

Este ano teremos três homenageados, que são, o ator Paulo Cesar Pereira - que receberá o Troféu Oscarito, a diretora Ana Carolina Soares – que será agraciada com o Troféu Eduardo Abelin e o uruguaio Manuel Martínez Carril que será homenageado com o Kikito de Cristal.

Comentário

Reafirmo meu comentário quando digo que o Festival de Gramado é mais que um simples Kikito, é uma motivação para o crescimento não só do cinema nacional, mas como do cinema na região da américa do sul, que é carente de produções com qualidade e representatividade no exterior, para temos uma idéia, existem poucos filmes da américa-latina que fizeram diferença no circuito internacional, posso citar por exemplo os brasileiros “O Quatrilho (1995), Central do Brasil(1998),  “Cidade de Deus” (2002) e recentemente “Tropa de Elite” (2007), mas sem nenhum Oscar, que por sinal nessa questão perdemos para os nossos Hermanos argentinos que tem em sua historia dois Oscar de Melhor Filme Estrangeiro pelas películas “A história oficial” (1985), de Luís Puenzo e recentemente “O segredo dos seus olhos” de Juan José Campanella que por sinal, levou a estatueta este ano.
Muita gente pode criticar dizendo que cinema não leva a lugar nenhum e que gastar dinheiro com filmes não da futuro, mas retruco da forma mais simples, cada filme emprega um número considerável de pessoas (basta conferir a lista das pessoas que trabalharam em uma produção, por mais simples que seja) entre empregos diretos e indiretos. Filmes valorizam os autores, atores, as cidades ondem foram produzidos, garantem empregos paras as gráficas que farão a propaganda, garantem o pessoal do áudio (incluo aqui não só a parte da trilha sonora), em suma, cinema é fonte de renda não só para os produtores e atores (que claro vão ganhar muito) mas também para uma gama considerável de pessoas, principalmente para cidades que são sedes de festivais como o de Gramado, que passam a integrar o roteiro obrigatório de cinéfilos e por conta garantem o turismo da cidade, sem contar é claro na riqueza cultural.
Que venham muitos outros festivais, que o cinema nacional e da américa-latina cresça com conteúdo, dignidade e qualidade. O dinheiro é importante mas acima de tudo o prazer de fazer e ver um filme é mais gratificante para o verdadeiro amante do cinema.
Para quem fica um abraço e para quem vai pra Gramado um ótimo festival – me tragam um Kikito.

Obrigado por ler e até a próxima. clip_image002

5 comentários:

  1. Nuss, quanto filme que nem conheço...
    Quanta história que nem conheço. o-o
    Vou começar a seguir você aqui!
    ÓTIMAS INFORMAÇÕES! sério. '-'
    Amei o prêmio. hauha
    :D
    Boa sorte. ^^

    granimado (yn) *w*

    ResponderExcluir
  2. Que será que vai ter de bom por lá neste ano?

    ResponderExcluir
  3. Ótima fonte de informações acerca do festival! Sem contar o ótimo comentário, que arrematou os parâmetros do post de maneira muito pertinente. Acima de tudo, acredito que a necessidade do estímulo às produções cinematográfica reside em nossa fome de arte. A sociedade está sedenta por este universo paralelo constituido pelo cinema. Post maravilhoso!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos pelos comentários que contribuem e muito para o Blog.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir

Guia Cinematográfico