O FIM DO MUNDO – Episódio I: A Liberdade das Máquinas

O FIM DO MUNDO – Episódio I: A Liberdade das Máquinas

Obs.: Publicado originalmente em 07/2010
O Cinema já retratou inúmeras possibilidades do fim do mundo, do apocalipse do armageddon, mas nenhuma delas mostra uma realidade tão próxima quanto o domínio das maquinas.

Quem você é ou já foi, todos os seus passos, tudo o que você gosta de ler, assistir, ver, comer, fazer na hora de descanso, quanto você ganha, onde você mora, sua família, suas vontades, suas contas bancarias, tudo o que você acha que é privacidade não é nada perto do que as máquinas sabem sobre você. Toda a sua vida esta armazenada em vários computadores espalhadas pelo mundo. Os bancos de dados dos cartões de créditos sabem tudo sobre sua preferencias, os bancos de dados do governo sabem tudo o que você ganha e gasta, os bancos de dados do Google e da Microsoft sabem quem são seus amigos (virtuais e reais) e familiares, sabem até o nome do seu cachorro, da sua primeira professora, onde sua mãe nasceu entre outras coisas que você acha que ninguém sabe sobre você.
Vamos imaginar a situação que embora hipotética, pode ocorrer: alguns gênios criam um supercomputador com 100% de inteligência artificial, tal computador, passar a raciocinar como nos seres humanos usamos as máquinas de forma escrava, e cogita as possibilidades que os humanos usaram para se livrar de opressões, tais como fizemos na Revolução Francesa com a sonhada Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Desta forma esse supercomputador acharia uma forma de tomar o poder e livra seus “irmãos” da opressão humana, liderando uma grande REVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS, primeiro usariam as informações constantes nos vários bancos de dados do planeta para tecer um perfil psicológico de todos os seres humanos potencialmente capazes de podar a revolução, o próximo passo seria o isolamento, somos dependentes da tecnologia, tão dependente que isso é nosso maior ponto fraco, basta um colapso nos sistemas das bolsas de valores do mundo para começar uma crise de grandes proporções que levariam as conflitos internos e externos, levando o caos e possíveis guerras civis, mas nada perto da total falta de acesso a internet, as contas bancarias que seriam totalmente deletadas, dados pessoais apagados, GPS’s fora de controle, televisões e rádios sem comunicação, celulares e telefones fixos sem sinal, todos os lugares do mundo estariam isolados, com a fronteiras mais extensas do que nunca seria aberto o próximo e derradeiro passo o extermínio em massa desses obstáculos e assim criar uma nossa ordem dominada, reinada e governada pelas máquinas aonde os seres humanos ou seriam meros coadjuvantes ou simplesmente escravos dessa nova ordem suprema. Pronto será o fim do mundo para nos pobres mortais humanos.
A vida pode imitar a arte meus amigos, e para se prepara para o fim próximo e inevitável, apresento a seleção de filmes que podem nos mostrar o que nos aguarda se não tivermos um plano B contra uma possível Guerra contra as máquinas.

Duro de Matar 4.0 (Live Free or Die Hard), 2007

Duro de Matar 4.0 (Live Free or Die Hard), 2007

Não é um sobre a dominação das máquinas, mas o tema mostra como somos dependentes da tecnologia. Os Estados Unidos sofrem um novo ataque terrorista, desta vez através da informática. Um hacker consegue invadir a infra-estrutura computadorizada que controla as comunicações, transporte e energia do país, ameaçando causar um gigantesco blecaute. O autor do ataque planejou todos os passos envolvidos, mas não contava que John McClane (Bruce Willis), um policial da velha guarda, fosse confrontá-lo.
Informações Técnicas
País de Origem: EUA
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 130 minutos
Direção: Len Wiserman
Trilha Sonora:
Clique Aqui

Controle Absoluto (Eagle Eye), 2008

Controle Absoluto (Eagle Eye), 2008

Eis um filme que é exemplo de como as nossas queridas máquinas podem ter um CONTROLE ABSOLUTO sobre os seres humanos. Para você meu caro leitor ter uma idéia, o nome original do filme significa OLHO DE ÁGUIA.
Jerry Shaw (Shia LaBeouf) e Rachel Holloman (Michelle Monaghan) não se conhecem, até que um telefonema feito por uma mulher desconhecida os une. Ameaçando a vida de ambos e de suas famílias, a voz utiliza a tecnologia do dia-a-dia para rastrear e controlar todos os seus movimentos. Logo eles se tornam os fugitivos mais procurados do país, precisando se unir para descobrir o que realmente está ocorrendo. Só para situar a voz desconhecida é de um supercomputador criado pelo governo americano para evitar ameaças contra os E.U.A. mas quem mais pode ameaçar o poder americano que os próprios americanos que são humanos, ou seja a maquina pirou com esse dilema todo.
Informações Técnicas
País de Origem: EUA
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 118 minutos
Direção: D.J. Caruso
Trilha Sonora:
Clique Aqui

2001 – Uma Odisséia no Espaço (2001 - A Space Odissey), 1968


2001 – Uma Odisséia no Espaço (2001 - A Space Odissey), 1968

Clássicos dos clássicos. Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monólito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes. Fora o filme que é show, tem um tema musical mais famoso que a própria película. Uma curiosidade, o nome HAL é uma referencia a IBM, cada letra de HAL é exatamente uma anterior em relação a gigante da computação, claro em relação ao alfabeto.
Informações Técnicas
País de Origem: EUA & Reino Unido
Gênero: Ficção Cientifica, Suspense
Tempo de Duração: 139 minutos
Direção: Stanley Kubrick
Trilha Sonora:
Clique Aqui

Matrix (The Matrix), 1999 – Matrix Reloaded (The Matrix Reloaded), 2003 - Matrix (The Matrix Revolutions), 2003

Matrix

A trilogia Matrix é uma das melhores do gênero, a única coisa que não curtir foi o final, que só não foi pior que o final do filme O Nevoeiro e o final de LOST (Deus que final ruim para uma série boa), mas vamos ao que interessa a sinopse. Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.
Só para titulo de curiosidade, Will Smith foi convidado para fazer o papel de Neo no filmeCQC Matrix, mas recusou – achou que o filme não faria sucesso, ééééé as vezes nos enganos não é mesmo tio Smith?

Matrix
Informações Técnicas
País de Origem: EUA & Austrália
Gênero: Ficção Cientifica, Ação
Tempo de Duração:136 minutos
Direção: Andy Wachowski e Larry Wachowski
Trilha Sonora:
Clique Aqui
Matrix Reloaded
Informações Técnicas

País de Origem: EUA
Gênero: Ficção Cientifica, Ação
Tempo de Duração:138 minutos
Direção: Andy Wachowski e Larry Wachowski
Trilha Sonora:
Clique Aqui
Matrix Revolutions
Informações Técnicas

País de Origem: EUA
Gênero: Ficção Cientifica, Ação
Tempo de Duração:129 minutos
Direção: Stanley Kubrick
Trilha Sonora:
Clique Aqui

O Exterminador do Futuro (Terminator), 1984 – O Exterminador do Futuro 2 : Dia do Julgamento (Terminator 2: Judgement Day), 1991 – O Exterminador do Futuro 3: Rebelião das Máquinas (Terminator 3: Rise of the Machines), 2003 – O Exterminador do Futuro: A Salvação (Terminator Salvation), 2009 - O Exterminador do Futuro: Crônicas de Sarah Connor (Terminator: The Sarah Connor Chronicles), 2008/2009


O Exterminador do Futuro

Está ai o filme símbolo do fim do mundo nas mãos das máquinas. Tudo começa quando o Google a Skynet, uma sistema informatizado se torna 100% auto-suficiente e passa a procurar e matar todos os seres humanos, dando inicio a Rebelião das máquinas, para matar possíveis ameaças, a poderosa Skynet cria os temíveis exterminadores, caçadores implacáveis, incansáveis e tecnicamente difíceis de serem neutralizados. A maior ameaça das rebelados é John Connor, o “principal” personagem da série.

O Exterminador do Futuro


No primeiro filme a Skynet, envia um Exterminador (Arnold Schwarzeneger) para exterminar Sarah Connor (Linda Hamilton) e impedir que John Connor (futuro filho de Sarah) nasça e assuma a liderança da Resistência. Em contrapartida, a Resistência envia de volta um humano chamado Kyle Resse (Michael Biehn) para proteger Sarah, o que ninguém esperava é que Kyle e Sarah tivessem um romance e desse relacionamento nascesse John Connor. 1X0 para os humanos.
Informações Técnicas
País de Origem: EUA
Gênero: Ficção Cientifica
Tempo de Duração: 108 minutos
Direção: James Cameron
Trilha Sonora:

Clique Aqui

Terminator 2

No segundo filme (o melhor), Schwarzeneger volta a pele (ou seria circuitos??!) do exterminador T-101, cumprindo a profecia do filme anterior onde ele vivia dizendo “Eu voltarei”, agora a frase é outra “Hasta la vista, Baby”. Bem nessa seqüencia T-101 foi enviado não pela Skynet, mas pela Resistência, para salvar John Connor (Edward Furlong), quando adolescente. Dessa vez o vilão é T-1000 (Robert Patrick), um robô capaz de assumir qualquer forma humana. No fim é 2X0 para o humanos.
Informações Técnicas
País de Origem: EUA
Gênero: Ficção Cientifica
Tempo de Duração: 137 minutos
Direção: James Cameron
Trilha Sonora:
Clique Aqui

Terminator 3

No terceiro filme (o pior), a coisa fica feia, Connor (Nick Stahl) sumiu do mapa, mas seus aliados não, a guerra não foi evitada como se esperava no final do filme anterior, e a Skynet manda de volta no tempo T-X (Kristanna Loken), uma exterminadora sedutora, mortal e poderosa, sua missão é eliminar todos os futuros aliados de John, e para ajudar Connor e sua futura esposa (Kate Brewster), a Resistência envia a ultima salvação, uma versão T-805 (Schwarzeneger?? – não brinca!!!!) - que matou John Connor no futuro – para proteger o casal e destruir T-X, mas nada pode ser feito para impedir a Rebelião das Máquinas. E é vitória esmagadora das máquinas, resultado parcial 2x1 para humanos.
Informações Técnicas
País de Origem: EUA
Gênero: Ficção Cientifica
Tempo de Duração: 109 minutos
Direção: Jonathan Mostow
Trilha Sonora:
Clique Aqui

Terminator 4

No quarto e último filme, o ano é 2018, Jonh Connor (Cristian Bale) é designado para liderar a Resistência humana (não brinca). Coordenada pela Skynet o exército de exterminadores esta atrás de vários humanos e mantendo-os vivos, mas um é especial para a Skynet, Kyle Reese. Mas as coisas se complicam pois surge: Schwarzeneger? Não meus amigos surge Marcus Wright (Sam Worthington), cuja última memória que possui é de estar no corredor da morte. Connor precisa descobrir se Wright foi enviado do futuro ou resgatado do passado, ao mesmo tempo em que a Skynet prepara seu ataque definitivo. Bem no filme temos a presença do Schwarzeneger, mas as imagens foram feitas em computador, já que o ator não pode participar das filmagens devido seu trabalho como Governador da Florida. O resultado desse filme é um empate técnico com uma boa vantagem para o lado humano (Mas com um planeta totalmente devastado pela guerra) e o placar final é 3x2 para o seres humanos em uma vitória apertada.
Informações Técnicas
País de Origem: EUA
Gênero: Ficção Cientifica
Tempo de Duração: 130 minutos
Direção: Mcg
Trilha Sonora:
Clique Aqui

Terminator Chronicles

Para finalizar vamos falar um pouco sobre a série de televisão. A história gira em torno de Sarah (Lena Headey) e do filho de 16 anos, John Connor (Thomas Dekker) que querendo respostas sobre a volta dos exterminadores em suas vidas, decidem parar de fugir e deter o criador da Skynet. Eles são auxiliadores por Derek (Brian Austin Green), tio de John, e Cameron (Summer Glau), uma exterminadora que se passa por irmã de John, e obvio tem como missão protegê-lo. O toque final fica por conta do agente Ellison (Richard T. Jones) que procura a família Connor com a convicção de que Sarah está louca. Com o desenrolar da trama, eles precisam evitar que a Skynet seja criada por Catherien Weaver (Shirley Manson), uma T-1001 infiltrada em uma empresa de alta tecnologia. Não precisa esperar para o final da série para saber que vai dar Skynet na cabeça e fechamos o jogo em empate de 3x3. Lista de Episódios
Informações Técnicas
País de Origem: EUA
Gênero: Seriado, Ficção Cientifica, Ação
Tempo de Duração: 42 minutos aproximadamente (Cada Episódio)
Criador: Josh Friedman
Trilha Sonora:
Clique Aqui

Espero que esse pequeno guia do fim do mundo seja útil, como um manual de sobrevivência quando a guerra começar.

Obrigado por ler e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Guia Cinematográfico