TITANIC 100 anos

Titanic 3D

Esta semana tem duas coisa importantes ocorrendo (santista – não é o meu caso – diria três, ou uma).

O naufrágio do Titanic completa 100 anos no dia 14 de abril e para celebrar esta data nada alegre James Cameron  lança na sexta a estreia do filme TITANIC 3D, que na realidade é o mesmo filme de 1997 que fez muito sucesso, mas com o efeito em 3D fato este bem divulgado aqui já faz um tempinho.

E para fazer a minha parte, tanto no filme quanto na história, coloquei aqui informações interessantes sobre o filme e sobre o navio, incluindo curiosidades do tipo, quantas vezes Rose fala o nome de Jack, ou sabia que o Titanic tinha dois “irmãos”, por onde anda a empresa que era dona do Titanic, onde tem a lista de passageiros e por ai vai. Espero que gostem.

O Filme   

Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um jovem aventureiro que, na mesa de jogo, ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic. No navio apaixona-se por Rose Bukater (Kate Winslet), noiva de um homem rico e arrogante, Caledon Hockley (Billy Zane), com quem vive um amor proibido. Mas a viagem ganha contornos trágicos quando o navio se choca com um iceberg.

Trailer

Cartazes

TitanicTitanic 3DTitanic

Elenco

Leonardo DiCaprio
(Jack Dawson)

Kate Winslet
(Rose DeWitt Bukater)

Billy Zane
(Caledon \'Cal\' Hockley)

Kathy Bates
(Molly Brown)

Frances Fisher
(Ruth Dewitt Bukater)

Gloria Stuart
(Old Rose)

Bill Paxton
(Brock Lovett)

Bernard Hill
(Captain Edward James Smith)

Trilha sonora

Prêmios

Começando pelo Golden Globe, vencendo quatro, Melhor Filme – Drama (James Cameron), Melhor Diretor (Cameron), Melhor Trilha Sonora Original (James Horner) e Melhor Canção (Horner e Will Jennings por "My Heart Will Go On").Kate Winslet e Gloria Stuart também foram indicadas, porém não venceram. O filme venceu o ACE "Eddie" Award (Conrad Buff IV, Cameron e Richard A. Harris), o ASC Award (Russell Carpenter), Art Directors Guild Award (Martin Laing, Charles Dwight Lee, Neil Lamont, Robert W. Laing, Bill Rea, Steven Lawrence e Héctor Romero), Cinema Audio Society Award (Gary Rydstrom, Tom Johnson, Gary Summers e Mark Ulano), Screen Actors Guild Award de Melhor Atriz Coadjuvante (Stuart), o Directors Guild of America Award (Cameron), o Broadcast Film Critics Association de Melhor Diretor (Cameron) e o Producers Guild of America Award (Cameron e Jon Landau). Ele também foi indicado a dez BAFTA Awards, porém não venceu nenhum (será que houve marmelada)

O filme recebeu quatorze indicações ao Oscar, igualando o recorde estabelecido por All About Eve, vencendo onze: Melhor Filme (Cameron e Landau), Melhor Diretor (Cameron), Melhor Trilha Sonora Dramática Original (Horner), Melhor Edição (Buff IV, Cameron e Harris), Melhor Fotografia (Carpenter), Melhor Direção de Arte (Peter Lamont e Michael Ford), Melhor Figurino (Deborah L. Scott), Melhores Efeitos Visuais (Rob Legato, Mark A. Lasoff, Thomas L. Fisher e Michael Kanfer), Melhor Edição de Som (Tom Belfort e Christopher Boyes), Melhor Som (Rydstrom, Johnson, Summers e Ulano) e Melhor Canção Original (Horner e Jennings por "My Heart Will Go On"). Winslet, Stuart e a equipe de maquiadores (Tina Earnshaw, Greg Cannom e Simon Thompson) também foram indicados, mas não venceram. O roteiro original de Cameron e a atuação Leonardo DiCaprio não foram indicados.

Titanic venceu quatro Grammy Awards por "My Heart Will Go On" nas categorias de Gravação do Ano (Humberto Gatica, Simon Franglen, David Gleeson, Céline Dion, Horner e Walter Afanasieff), Canção do Ano (Horner e Jennings), Performance Vocal Feminina do Ano (Dion) e Cação Escrita para uma Mídia Visual (Horner e Jennings).A trilha sonora do filme se tornou o álbum primariamente orquestral mais vendido da história, e também um sucesso mundial, passando dezesseis semanas como o mais vendido nos Estados Unidos, recebendo um certificado de diamante com mais de onze milhões de cópias vendidas apenas nos EUA. A  também se tornou o álbum mais vendido de 1998 nos EUA. O filme também venceu Melhor Interpretação Masculina para DiCaprio no MTV Movie Awards, Melhor Filme no People's Choice Awards e Filme Favorito no Kids Choice Awards. Titanic venceu vários prêmios fora dos EUA também, incluindo o prêmio da academia japonesa de Melhor Filme Estrangeiro do Ano. O filme eventualmente ganhou quase noventa prêmios diferentes e quarenta e sete outras indicações.

Será que com este relançamento o filme leva mais prêmios? Quem sabe um framboesa de ouro pelo 3D. Espero que não, mas se o 3D for ruim já sabem que leva né?

Curiosidades do filme

  • O filme Titanic custou mais do que o navio em si. A construção do navio, que ocorreu entre 1910 e 1912, custou US$ 7,5 milhões, que corrigidos para valores de 1997 ficariam em torno de US$ 150 milhões. Por sua vez, a produção cinematográfica foi orçada em US$ 200 milhões, que à época fazia da obra a mais cara de todos os tempos.
  • É, juntamente com Ben-Hur (1959) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), o filme mais premiado na história do Oscar, com 11 estatuetas ganhas. É também o filme que recebeu o maior número de indicações ao Oscar na história da premiação, com 14 indicações, juntamente com A Malvada(1950).
  • Para viver o capitão Edward Smith foi escolhido o ator Bernard Hill que ficou idêntico ao verdadeiro capitão, para diluir duvidas abaixo uma foto original da tripulação do Titanic, o capitão é o 2º homem da direita à esquerda sentado e outra foto com Bernard Hill no filme.
    Bernard Hill Capitão SmithTripulação do Titanic
  • Está em 2° lugar na lista de filmes com mais erros: foram (243) no total, atrás apenas de Jurassic Park (272).
  • Durante o filme, Rose fala "Jack" 74 vezes, além de outras duas em que diz "Sr. Dawson". Jack fala "Rose" 50 vezes.
  • Os desenhos de Jack Dawson foram feitos por James Cameron.
  • O navio Carpathia, que resgata os passageiros, foi criado por computador.
  • Uma réplica do Coração do Oceano foi usada por Celine Dion na cerimônia do Oscar, tendo sido posteriormente vendida em leilão por US$2,2 milhões.
  • O enredo do filme alemão Titanic, de 1943, tem vários pontos em comum com a versão de Cameron, dentre eles uma sub-trama envolvendo o roubo de um diamante azul.
  • Gloria Stuart, a senhora Rose, tem mais de noventa anos de idade e voltou às telas depois de mais de quarenta anos sem filmar.
  • Lewis Abernathy que interpretou Lewis Bodine não é um ator profissional, ele é um antigo amigo de James Cameron que foi chamado pelo diretor para participar do filme.
  • Antes de anunciar o desenvolvimento do filme, James Cameron filmou várias sequências de icebergs da Nova Escócia, sob o pretexto de estar fazendo um filme chamado "Planeta Gelo".
  • O filme contém tomadas mostrando o verdadeiro Titanic, feitas sob 4.000 metros de profundidade. Para conseguir isso, Michael Cameron, irmão de James, inventou uma câmera capaz de filmar sob grandes pressões sem se quebrar.
  • David Warner (Lovejoy) já havia aparecido em dois filmes sobre o naufrágio: S.O.S. Titanic (1979) e Os Bandidos do Tempo, de Terry Gilliam - mas neste último ele não estava a bordo do navio.
  • Cogitou-se entregar o papel de Jack Dawson a Macaulay Culkin, astro da série de filmes Esqueceram de Mim, mas o ator havia abandonado a carreira no cinema.
  • James Cameron queria que Enya compusesse a trilha de Titanic, mas ela acabou recusando, o que abriu caminho para James Horner. O compositor havia se desentendido com Cameron durante a realização de Aliens, O Resgate, mas o diretor gostou tanto de seu trabalho em Coração Valente que resolveu lhe dar nova chance.
    Ainda sobre a trilha, um fato curioso se deu com relação à música tema. Cameron não é dos maiores adeptos em inserir canções em seus filmes, deixando-as de fora até mesmo dos créditos finais na maioria das vezes. Sabendo disso, Horner convocou o compositor Will Jennings e a cantora
    Céline Dion para realizarem “My Heart Will Go On”. Após finalizada, a canção foi apresentada para o cineasta, que então aprovou a utilização no longa.
  • Conhecendo o perfeccionismo pelo qual Cameron é lembrado, o conceituado astrônomo americano Neil deGrasse Tyson não aceitou um erro na posição das estrelas em Titanic e tratou de contatar o cineasta para informá-lo. "Neil deGrasse Tyson me mandou um e-mail desaforado dizendo que, naquela época do ano e naquele ponto do Atlântico em 1912, quando Rose (Kate Winslet) está deitada em um pedaço de madeira olhando para as estrelas, não são aquelas as estrelas que ela deveria estar vendo", afirmou Cameron.
    O diretor desafiou o astrônomo a lhe enviar a posição correta das estrelas naquele momento, há quase 100 anos. Ao receber o material, James Cameron não pensou duas vezes e re-filmou a cena, inserindo-a na versão 3D. Abaixo você confere um vídeo sobre a conversão do longa para o formato 3D.
  • A cena em que o salão com a grande escadaria é tomado por muita água só pôde ser realizada uma única vez. Todos os cenários e a ambientação foram destruídos na sequência, então só puderam fazer uma tomada. Ao todo, mais de 300 mil litros de água foram utilizados na cena, o que foi suficiente para destruir a escadaria por completo, inclusive o suporte de metal.
  • Muita gente reclama da longa duração de Titanic (3h14), mas poderia ter sido muito pior. O compositor James Horner afirmou que o primeiro corte bruto do filme tinha 36 horas!
    E aí, você topava assistir 2.160 minutos da saga de Jack e Rose?
  • Titanic foi o primeiro filme a ultrapassar a barreira do US$ 1 bilhão nos cinemas mundiais e por mais de uma década permaneceu no posto de maior bilheteria da história, tendo arrecadado ao todo US$ 1,8 bilhão. Só foi ultrapassado em 2010 por Avatar, dirigido por um tal James Cameron. Impulsionado pelo 3D e belos belíssimos efeitos visuais, o longa pulverizou o recorde anterior, faturando US$ 2,7 bilhões.
    No entanto, engana-se quem pensa que Titanic teve todas as suas marcas batidas. O filme continua sendo o que esteve por mais tempo no topo das bilheterias norte-americanas. Ao todo, foram 15 semanas como número um, de 19 de dezembro de 97 a 2 de abril de 98.
  • No ultimo dia de filmagem, a produção do filme estava tão certa de que o filme seria um sucesso, que todos se despediam dizendo "Vejo você no Oscar".
  • Após o fim das filmagens, a produção distribuiu camisas com a estampa "Eu sobrevivi a trabalhar com James Cameron"

 

O navio

O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff emBelfast, na Irlanda do Norte. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 15 de abril de 1912. Até o seu lançamento em 1912, ele foi o maior navio de passageiros do mundo.

Com 2.240 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1.523 pessoas, hierarquizando-o como uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos. O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como "inafundável" - na verdade, um folheto publicitário de 1910, da White Star Line, sobre o Titanic, alegava que ele fora "concebido para ser inafundável". Foi um grande choque para muitos o fato de que, apesar da tecnologia avançada e experiente tripulação, o Titanic não só tenha afundado como causado grande perda de vidas humanas. O frenesi dos meios de comunicação social sobre as vítimas famosas do Titanic, as lendas sobre o que aconteceu a bordo do navio, as mudanças resultantes no direito marítimo, bem como a descoberta do local do naufrágio em 1985 por uma equipe liderada pelo Dr. Robert Ballard fizeram a história do Titanic persistir famosa desde então.

Local do naufrágio

Este é a posição geográfica do local onde o Titanic encontrou o iceberg naquela fria noite de 14 de abril de 1912 e onde hoje jaz adormecido.

Local do naufrágio do Titanic

O iceberg

Um passageiro nascido na região da Boêmia (Europa), chamado Stephan Rehorek estava a bordo do navio alemão SS Bremen em 20 de abril de 1912, quando este, com destino a Nova York, passou pela área do naufrágio do Titanic e as pessoas a bordo avistaram os destroços do navio e os corpos de centenas de vítimas flutuando na água.
Nas águas circunvizinhas um iceberg foi avistado e os oficiais do navio suspeitaram de que aquele seria o iceberg no qual o Titanic teria colidido e afundado. Foi então cogitado um plano de resgate dos corpos pelos oficias do Bremen, mas o plano foi logo deixado de lado em virtude da informação de que o navio CS Mackay-Bennett já havia sido fretado para tão fim.
Abaixo a foto que é considerada original e diga-se única. A original encontra-se bem guardada em um cofre.

O iceberg que afundou o titanic

A White Star Line

White Star Line atualidade

Uma proeminente companhia de navios do Reino Unido fundada em 1845 por John Pilkington e Henry Wilson. Tinha sua sede em Liverpool.

Os primeiros navios foram a vela sendo que um em especial, o RMS Tayleur (1854) afundou em sua primeira viagem.

A White Star durou até 1933 quando quase entrou em falecia e foi obrigada a fazer uma fusão com outra empresa de navios, a Cunard nascia assim, em 10 de maio de 1934, a Cunard-White Star Limited. Esta união durou até 31 de dezembro de 1949 quando a Cunard adquiriu todos os bens da White Star e passou a usar apenas o nome de Cunard que atualmente é bem sucedida empresa especializada em cruzeiros. Para quem quiser conferir o site oficial da empresa é este aqui: http://www.cunard.com/. Atualmente as estrelas da empresa são três navios com nomes de rainhas da Inglaterra, o Queen Mary 2, o Queen Victoria e o Queen Elizabeth. Apenas uma observação o Queen Mary 1 foi um navio original da White Star, o nome era RMS Queen Mary e cruzou os mares de 1936 a 1967 quando foi desativa, ancorado e agora serve como hotel, restaurante e museu, o site oficial do navio é este: http://www.queenmary.com/.

Monte Olimpo (Os Irmãos do Titanic)

O Titanic não foi filho único da White Star Line, na realidade a ideia inicial era construir três grandes navios de mesmo porte.

No início do século XX a imigração para o então novo mundo, como era denominada a América, era intensa. Muitos procuravam uma nova oportunidade de vida e deixavam para trás a miséria e a fome do antigo mundo. A única forma de travessia era através de navios. E as companhias marítimas não demoraram muito para ver o mercado que estava diante delas. A luta foi intensa entre as companhias marítimas até o surgimento da aviação comercial no fim da década de 1940.

No começo de 1900 duas grandes companhias inglesas disputavam palmo a palmo a supremacia no Atlântico Norte no transporte de passageiros, aCunard Line e a White Star Line. A White Star viu a sua rival transpor o Atlântico com imensos colossos até 1909, quando teve início nos estaleiros da Harland & Wolff, em Belfast, a construção de um trio de gigantes. Os denominados Olympic, Titanic e Gigantic seriam os maiores objetos móveis já construídos pelo homem. Os dois primeiros foram construídos em paralelo e o Olympic foi o primeiro a ficar pronto (1911), seguido pelo Titanic(1912), e pelo Gigantic, batizado como Britannic (1915).

RMS Olympic

RMS Olympic irmão do TITANIC

Dados RMS Olympic

O Olympic foi construído nos estaleiros da Harland and Wolff, em Belfast, Irlanda, destinado a competir com os navios Lusitânia e Mauritânia da empresa rival Cunard Line. O Olympic, juntamente com os seus irmãos da classe Olympic, o e seus irmãos ainda em construção o Titanic,e oBritannic (originalmente chamado de Gigantic), se destinavam a ser os maiores e mais luxuosos navios a operar.

O Olympic era muito semelhante ao seu irmão mais novo, Titanic . Embora possuísse menor espaço interno, e, por consequência fosse mais leve, o casco era exatamente do mesmo comprimento que o do Titanic. Mas havia algumas diferenças. Duas das mais notáveis eram que mais da metade da parte da frente do deque A de passeio do Titanic fora substituída por janelas basculantes e a configuração das janelas do deque B diferia das do Olympic. O Titanic tinha um restaurante especial chamado Café Parisien, uma característica que o Olympic não tivera até 1913. Alguns dos defeitos encontrados no Olympic, tais como o rangido na inversão para a marcha à ré, foram corrigidos no Titanic. As luzes e a iluminação natural do deque A eram arredondadas; enquanto que no Olympic elas eram ovais. A ponte de comando do Titanic era maior e mais longa que a do Olympic. Essas e outras modificações fizeram do Titanic 1.004 toneladas brutas maior que o Olympic e assim, o maior navio em atividade em todo o mundo durante sua viagem inaugural em abril de 1912.

O navio RMS Olympic foi construído entre setembro de 1907 e maio de 1910, altura em que foi lançado. Foi o primeiro de três grandes navios, a "Olympic Class" (os maiores naquele período), da White Star Line que fizeram parte da sua frota por volta da mesma época. Eram em muito semelhantes entre si, principalmente no tamanho, distribuição e vista exterior.

Em 14 de Junho de 1911 o RMS Olympic fez a sua viagem inaugural. Com 1313 passageiros a bordo a viagem transatlântica foi um sucesso. As próximas viagens foram de igual modo sem falhas. Mas o desastre aconteceu no início da sua quinta viagem. Pouco passsava do meio-dia quando o navio saiu de Southampton a caminho de Cherbourg na França para levar mais passageiros. Inesperadamente o HMS Hawke da Marinha Britânica foi visto no meio do nevoeiro. O navio de guerra foi sugado pelas grandes pás das hélices do Olympic e o choque foi inevitável. O HMS Hawkebateu no lado estibordo do Olympic e deixou-lhe com um buraco e uma pá destruída. Apesar do forte embate os dois barcos conseguiram chegar ao porto mais próximo sem vítimas.

O RMS Olympic voltou para Belfast para ser extensivamente reparado. Este desastre, apesar de fazer questionar se navios maiores tornavam a navegação menos segura, também ajudou a criar o mito de que eram navios inafundáveis, pois nada de muito grave lhe aconteceu.

Este mito foi derrubado em 15 de Abril de 1912 quando o Titanic sofreu um embate com um iceberg e afundou-se, resultando na morte de mais de 1500 pessoas.

Assim que o RMS Olympic chegou a Inglaterra foram-lhe imediatamente adicionados 24 botes aos 20 que já tinha. Mesmo assim passageiros e tripulação achavam que a segurança ainda não estava boa e a White Star teve que retirar o Olympic durante seis meses para reparações mais profundas. Dentre outras, foi-lhe adicionado uma "dupla pele" para resistir melhor a embates. Em 1913 o RMSOlympic tinha 68 botes salva-vidas e estava pronto para enfrentar as linhas transatlânticas rivais.

Mesmo com o começo da Primeira Guerra Mundial o navio ainda continuou em serviço até que foi finalmente chamado para atracar indefinidamente em Belfast. O grande navio esteve 10 meses parado e foi então requisitado pelo governo britânico. Ele foi pintado com cores muito claras, e com formas geométricas para confundir os submarinos inimigos e seu nome foi mudado para H.M.T. (His Majesty's Transport) Olympic.

O então HMT Olympic juntou-se ao seu irmão mais novo, o Britannic, que servia como barco hospital, no Mediterrâneo para transporte de tropas e sobreviventes. Depois começou transportar tropas canadenses e no final de 1916 já tinha completado 10 viagens entre o Canadá e a Europa. Mais tarde faria o trajeto Estados Unidos - Europa com a mesma finalidade.

Em maio de 1918 o Olympic foi atacado pelo submarino alemão U-103 no canal Inglês com um torpedo. Afortunadamente o torpedo errou o alvo e foi então que o Olympic se virou contra o submarino e o abalroou. O submarino rapidamente começou a afundar e algumas pessoas que escaparam foram apanhadas pelo destroyer USS Davis que por ali passava.

Em novembro de 1918 a guerra terminou. Durante a Primeira Guerra Mundial, o HMT Olympic transportou 41.000 passageiros civis, 66.000 soldados das tropas e 12.000 membros do batalhão trabalhador chinês. Ele percorreu 184.000 milhas e consumiu 347.000 toneladas de carvão. Por estes recordes de guerra, o navio ganhou a alcunha de "Old Reliable", que traduzido para o Português seria: "velho confiável".

O navio foi, então, devolvido para a White Star Line, sendo renomeado como R.M.S. Olympic para, uma vez mais, fazer rotas transatlânticas. Na década de 1920 o Olympic ainda era um dos mais maravilhosos e luxuosos navios de passageiros a circular e por isso várias personalidades fizeram travessias nele, como é caso de Charlie Chaplin Albert Einstein, Mary Pickford, Douglas FairbanksEduardo, Príncipe de Gales.Em 1928 numa tentativa da White Star Line de se adaptar aos novos tempos, converte o transatlântico para "navio-turismo" onde as antigas 2° e 3° classe são extintas e sofre muitas mudanças nas acomodações internas perdendo muitas características que compartilhava com seu "navio-irmão" o Titanic.

Na década de 1930, o Olympic sofre com a queda da demanda de passageiros devido a Grande Depressão em 1929, e com a a concorrência devido a chegada dos transatlânticos Bremen, Rex,Europa, futuramente do Normandie .Na metade de 1932 a White Star retirou o Olympic para reformas que duraram pouco mais de 4 meses. Mas foi no ano de 1933 que sofreu com a pior queda para os negócios, levou apenas 10.000 passageiros neste ano .Em 1934 a White Star Line se funde com a Cunard line por instigação do governo britânico e a nova Cunard White Star resolve aposentar seus velhos navios.

Em Março de 1935 o RMS Olympic fez a sua última viagem para Nova Iorque e foi vendido para um milionario francês que pretendia convertê-lo em um navio-museu .Porém seu plano fracassou e foi obrigado a vende-lo para Sir John Jarvis por 100.000 mil libras e futuramente demolido na cidade de Jarrow na Inglaterra juntamente com o RMS Mauretania, terminando assim a era de ouro.

Muitos de seus acessórios, decorações e painés foram leiloados e se encontra presente em hotéis, transatlânticos modernos e museus.

HMHS Britannic

HMHS Britannic irmão do TITANIC

Dados HMHS Britannic

Curiosidades

  • A lista de passageiros estar disponível neste link ----> clique aqui (só para constar não tinha nenhum brasileiro, mas o Sr. José Joaquim Brito, português, tinha como destino final a cidade de São Paulo, ele era comerciante e viajava a negócios. Seu corpo nunca foi encontrado).
  • Além dos passageiros listados no Titanic, havia mais 31 que embarcaram em Southampton e desembarcaram em Cherbourg (uma comuna francesa) ou Queenstown (Irlanda). Os nomes deles e o local de desembarque também estão na lista disponível no link acima.
  • 14 anos antes do Titanic ser construído, foi escrito um livro chamado Futility (Futilidade) de Morgan Robertson que descrevia um barco chamado Titan que seria inafundável. Repleto de gente com dinheiro e importante, choca com um iceberg e afunda-se numa noite fria de Abril. Tinha as mesmas características e capacidade de passageiros que o Titanic. Para uns, o autor usou o livro como uma forma de prever o acidente, para outros é uma assombrosa coincidência.

  • O Santos Futebol Clube, time mundialmente conhecido e originário da cidade de Santos/SP foi fundado em 14 de abril de 1912. Outra coincidência, o clube sede do time e local oficial de seu nascimento chama-se Clube Concórdia, este nome encontra-se bem fresco na memória em razão do naufrágio trágico do Costa Concordia.

  • A quarta chaminé do navio era falsa.
  • O Titanic não teve seu nome pintado enquanto estava fora d'água.
  • A Cunard Line posteriormente comprou a White Star Line.
  • Dos 20 casais em lua-de-mel à bordo, somente um escapou.
  • O Major Arthur Peuchen exigiu de Lightoller um atestado de que ele entrou em um bote salva-vidas para ajudar a remar.
  • O primeiro filme sobre o acidente foi "Saved from the Titanic", lançado em 14 de maio de 1912, um mês após o acidente, era estrelado por Dorothy Gibson, que sobreviveu ao acidente.
  • Pelo menos um romance surgiu devido ao desastre, entre Mary Eloise Smith, que perdeu seu marido, e Robert Daniel. Eles se conheceram no Carpathia e dois anos depois se casaram.
  • A jornalista de moda Edith Russell levou seu porquinho de brinquedo no seu bote salva-vidas. Ele o considerava como seu amuleto da sorte e tocava uma música (Maxixe) quando seu rabo era puxado.
  • Pelo menos um passageiro não se preocupou durante o acidente. Uma passageira da terceira classe que nunca tinha viajado no mar e que assumiu que, do mesmo modo que em terra, era comum trocar de transporte no meio da viagem.
  • Além das pessoas, os cães dos passageiros da primeira classe também morreram no naufrágio.
  • O pior desastre com navios de passageiro ocorreu na II Guerra Mundial com o navio de turismo Wilhelm Gustloff ao largo de Gdansk. Na época ele transportava refugiados de guerra quando foi torpedeado por um submarino soviético S-13. Das 8,700 pessoas a bordo 7,700 morreram.
  • O legado mais incomum do naufrágio do Titanic foi a Biblioteca Wilderner na Universidade de Harvard. Ela foi doada por Eleanor Elkins Widerner, uma das sobreviventes, em memória a seu filho, Harry E. Widerner, que se afogou no naufrágio. Por acreditar que, se seu filho soubesse nadar, ele teria se salvado, ela exigiu como condição para a construção da biblioteca que todos os alunos da universidade tivessem que passar em um teste de natação de 50 metros para poderem se formar, e assim foi feito até a década de 50, após o qual o teste não foi mais exigido para a graduação, embora ainda seja aplicado.
  • A Harland & Wolff não é dona do Titanic ela era apenas a empresa dona do estaleiro que o construiu a pedido da White Star Line, bem como foi construtora dos “irmãos” do Titanic e de outros inúmeros navios, em especial a pedido da White Star Line.
  • Além dos Strauses, dois outros casais decidiram ficar a bordo do Titanic. Os Allisons, junto com sua filha Lorraine, a única criança da primeira classe a morrer no acidente; e um outro casal. Quando Ligtoller pediu que a garota deste casal entrasse no bote, ela disse que "Nunca, nós começamos juntos, e se for preciso, terminaremos juntos".
  • Para quem gosta. O dia 14/04/1912 foi um domingo, 100 anos depois é um sábado.
  • Neste link você pode ler a reportagem da Veja que foi lançada no dia do naufrágio -----> Clique Aqui.

Referências        

Titanic Site, acessado em 10 de abril de 2012, disponível em: <http://www.titanicsite.kit.net/fatos_e_curiosidades.html>

Wikipédia, acessado em 10 de abril de 2012, disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/RMS_Titanic e http://pt.wikipedia.org/wiki/Titanic_(1997)>
Pplware no comment, acessado em 10 de abril de 2012, disponível em <http://pplware.sapo.pt/internet/passageiros-do-titanic-divulgados/>

Adoro Cinema, acessado em 11 de abril de 2012, disponível em <http://www.adorocinema.com/materias-especiais/filmes/arquivo-100023/?page=8&tab=0>

Jadeílson J. S.

0 comentários:

Postar um comentário

Guia Cinematográfico